Diário Digital
 
Geral

Campo Grande recebe Ministério das Cidades e GIZ para visita técnica

A Jornada possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras

|
Gabriel Telê Santana
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de CG)

Campo Grande recebeu nesta semana, de 20 a 24 de novembro, especialistas do Ministério das Cidades e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para uma visita técnica, parte da programação da 4ª Jornada de Inovação – Cidades que Transformam: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, na qual a Capital é um dos cinco municípios/consórcio selecionados para participar.

No decorrer da semana, além das visitas técnicas a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos (UTR), ao Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II e ao Ecoponto Panamá, a equipe reuniu-se com atores de diferentes segmentos, tais como: Cooperados e Associados da UTR; Secretários da administração municipal; Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Conselho Municipal da Cidade (CMDU); Comissão Permanente de Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Campo Grande; Concessionária CG Solurb; unidades escolares; instituições de ensino superior (IES) e sociedade civil.

“Foi uma semana muito importante, de imersão e uma série de diálogos, que contribuíram muito para o amadurecimento do projeto. As conversas com os cooperados e associados da UTR, com os representantes dos Conselhos Regionais, do CMDU e CMMA, com as Escolas e IES, com os Secretários, e com a Câmara Municipal foram decisivos para o processo. Conhecemos melhor a realidade local, em especial as diferentes perspectivas sobre os desafios remanescentes da coleta seletiva e saímos com a tarefa de incorporar junto com a equipe da Planurb as informações coletadas nas próximas etapas da 4ª Jornada de Inovação”, relata a assessora técnica da GIZ, Anna Carolina Marco.

Para a conselheira do Conselho Municipal da Cidade, Adriana Tannus, que participou do “Diálogo Aberto sobre Coleta Seletiva em Campo Grande”, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho importante para o futuro da cidade. “A temática de resíduos sólidos é relevante e receber uma equipe de especialistas em nosso município foi um grande diferencial. A metodologia do diálogo priorizou a participação social e todos puderam ser ouvidos”.

“Durante essa semana foi possível iniciar o diálogo com diferentes atores envolvidos na gestão de resíduos, ouvir suas experiências e anseios a respeito do tema e colher informações para que a equipe consiga chegar a melhor solução”, pontua a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Agência de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Mariana Massud Corrêa de Souza Arruda, que afirma que a missão de campo foi primordial para subsidiar as próximas etapas da Jornada.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de CG)

4ª Jornada de Inovação 

A Jornada possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular.

Conduzida pela Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, a equipe de especialistas virá à Capital para entrar em contato com experiências reais e interagir com as pessoas relacionadas aos desafios, afim de gerar uma nova compreensão da realidade e reduzir incertezas e dúvidas.

Importante destacar que a proposta selecionada foi elaborada por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Planurb, e composta também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

Projeto ANDUS

O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima. É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Veja Também

Projeto Juliana Marins disciplina translado de brasileiros mortos no exterior

Servidores do Procon serão orientados sobre funcionamento do Juizado Especial

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica em Amambai