Geral

Campo Grande recebe final de Campeonato Brasileiro de Drift pela primeira vez

João Barion, piloto de Drift, explica a modalidade que garante batalhas épicas entre veículos e com muito fumaça na pista

|
Clara Borba Deps
(Foto: Luiz Alberto)

Nos dias 25 e 26 de Outubro, Campo Grande (MS), será o palco da final do Campeonato Brasileiro de Drift, com disputas nas categorias Light e Pro. João Barion, piloto profissional e referência no esporte, destacou a importância dessa etapa decisiva.

Nesta quinta-feira, 17 de Outubro, ele visitou à Rede MS para divulgar a competição e concedeu entrevista à rádio FM Cidade 97 e ao Diário Digital. Para quem não sabe,  o Drift é uma técnica de direção que faz os carros deslizarem nas curvas, deixando em evidência o desempenho do piloto e a eficiência do carro na pista.

As batalhas épicas ocorrem em meio a muita fumaça, tornando a experiência impressionante para o público. Barion explicou o formato da competição, que começa com um classificatório onde os pilotos andam sozinhos, buscando pontuar de acordo com critérios técnicos como a angulação do carro e a aceleração. "Os juízes observam a performance e quem se sair melhor, avança para as batalhas", disse.

 Batalhas seguem o estilo mata-mata, com dois pilotos competindo diretamente (Foto: @diorioft)

As batalhas seguem o estilo mata-mata, com dois pilotos competindo diretamente. Cada duelo tem duas voltas, nas quais um piloto lidera e o outro persegue. "O objetivo de quem vai à frente é passar pelos pontos corretos da pista, enquanto o piloto de trás tenta ficar o mais próximo possível", explicou Barion. Quem apresentar a melhor performance, vence a disputa e avança até as fases finais.

A final contará com quatro pilotos com chances de título, mas Barion admite que suas próprias chances de ser campeão são remotas, devido a problemas mecânicos na última etapa. "Eu estava liderando o campeonato, mas na última etapa quebrei e perdi a liderança", lamentou. Apesar disso, ele mantém um espírito positivo e se mostra animado para competir. “Eu me divirto muito pilotando, então, pra mim, é sempre empolgante.”

Veja abaixo a competição em vídeo:

Com uma trajetória de sete anos no Drift, Barion também se orgulha de ter contribuído para o crescimento do esporte no Brasil. "Quando comecei, o Drift era pouco conhecido. Fui um dos primeiros a me profissionalizar e ajudar a consolidar essa modalidade no país", afirmou.

Reality- Barion, também conhecido como Sheriff Barion, foi um dos participantes do reality show de 2019, Hyperdrive. João falou sobre as provas do reality que reunia pilotos de elite de partes diferentes do mundo e afirmou, “O perigo era real mesmo, tive que assinar um monte de contrato”. O programa está disponível em serviços de streaming na internet.

Serviço - A grande final do Ultimate Drift  será nos dias 25 e 26 de Outubro, no Autódromo Internacional Campo Grande (MS). Os portões abrem às 14h para o público. Ingressos podem ser adquiridos no site ultimatedrift.com.br.

Confira a galeria de imagens:
(Foto: Luiz Alberto)
(Foto: Luiz Alberto)
(Foto: @diorioft)
(Foto: @diorioft)

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116