Campo Grande realiza força-tarefa para agendamentos de consultas psiquiátricas
A medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera daqueles que aguardam pela consulta


A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) dará início a uma força-tarefa a partir desta quarta-feira, 12 de fevereiro, para agilizar os agendamentos de consultas psiquiátricas para pacientes adultos, crianças e adolescentes, que já estão cadastrados no Sistema de Regulação de Campo Grande.
A medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera daqueles que aguardam pela consulta. É importante frisar que esta ação será direcionada exclusivamente às pessoas que já estão cadastradas no SISREG, e apenas os pacientes residentes em Campo Grande serão contatados.
Para garantir que o agendamento aconteça sem contratempos, a SESAU solicita para aqueles pacientes que estão aguardando e que porventura fizeram alguma mudança, que atualizem seus dados cadastrais, especialmente os números de telefone e endereços, em qualquer unidade de saúde do município.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Rosana Leite, explica que a ação faz parte de um esforço contínuo para garantir que todos os pacientes recebam o atendimento necessário. “Estamos trabalhando intensamente para reduzir o tempo de espera e proporcionar um atendimento eficaz para quem precisa de acompanhamento de saúde mental. Nosso foco está nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no ambulatório de saúde mental, e queremos garantir que as pessoas atendam as ligações do SISREG para que os agendamentos sejam feitos de forma rápida e organizada”, enfatiza.
A médica psiquiatra e coordenadora de Saúde Mental da SESAU, Gislayne Budib Poleto, destaca a relevância desse processo de agendamento. “Esse esforço de acelerar o processo de agendamento é fundamental para garantir que os pacientes aguardando por consultas recebam o acompanhamento necessário. Por isso, pedimos que todos atendam às ligações e atualizem seus dados para que possamos realizar os agendamentos de forma eficaz e sem atrasos”, reforça.
Como Funciona o Agendamento
A SESAU alerta que os pacientes que estão no aguardo do agendamento devem atualizar seus dados cadastrais para garantir que as ligações sejam feitas corretamente. O número que será utilizado para realizar os agendamentos é o (67) 3314-4516, que não é habilitado para receber chamadas. Ou seja, o paciente deve aguardar a ligação para obter as orientações sobre o agendamento.
Detalhes sobre os Agendamentos:
· Atendimento Adulto: A partir de 17 de fevereiro, os 4.104 pacientes adultos que estão na fila de espera começarão a ser agendados. Os atendimentos acontecerão em todos os CAPs de Campo Grande.
· Atendimento Infanto-Juvenil: O mutirão para crianças e adolescentes, que somam 1.065 pessoas na fila, ocorrerá no dia 15 de março, das 17h às 19h, no CAPS Infantil.
“Reforçamos que é fundamental atualizar os dados, especialmente o telefone de contato, para facilitar o processo de agendamento e evitar que o paciente perca a consulta”, ressalta Dra. Rosana Leite.
A SESAU também solicita a colaboração de toda a população, destacando que o sucesso dessa ação depende da atualização dos dados cadastrais. Para garantir que os agendamentos aconteçam de forma eficiente, aqueles que aguardam por uma consulta devem comparecer à unidade de saúde mais próxima e ficar atentos às ligações do SISREG.
Essa força-tarefa é um compromisso do município para reduzir a fila de espera e acelerar o atendimento, oferecendo acompanhamento adequado para quem precisa de cuidados de saúde mental.
#ParaTodosVerem A foto de capa mostra a fachada de um Caps e a interna é de um guichê de atendimento.
Veja Também
Pista na BR-163/MS é liberada antes do prazo previsto
MPMS marca presença no 'MS em Ação' em aldeia indígena de Porto Murtinho
MS constrói Estado Carbono Neutro com políticas de sustentabilidade
Espetáculo “Ponto de Partida” retorna à Capital com duas sessões gratuitas