Diário Digital
 
Geral

Campo Grande participa de congresso sobre desenvolvimento urbano na Alemanha

Com objetivo de trocar experiências urbanas com foco no meio ambiente

|
Gabriel Telê Santana
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ Prefeitura CG)

Campo Grande faz parte da delegação brasileira que participa do 16º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano da Alemanha e visitas de campo na Áustria, de 12 a 16 de setembro de 2023, evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) da Alemanha.

Representado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), o Município participa de debates sobre o desafio das cidades, além de trocas de experiências nos temas urbanos e foi selecionado para compor a delegação brasileira no encontro, devido a sua participação como Vice-Presidente Regional do Centro-Oeste da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede).

Neste ano, o Congresso intitula-se “Conferência para o futuro Urbano-Rural – novos caminhos para uma cooperação melhor!”, e conta a participação de autoridades nacionais e locais da Alemanha e outros países convidados, de gestores e técnicos de todos os níveis do setor público, além de atores do setor privado e da sociedade civil. Como nas edições anteriores, o BMWSB estendeu o convite para parceiros brasileiros, para um debate mais amplo e significativo.

Tanto na Alemanha como no Brasil, a implementação das políticas públicas no nível local é competência fundamental dos municípios, por isso, o Congresso trará a discussão sobre programas, instrumentos e ferramentas de apoio do governo federal para os governos locais.

Para a Diretora-Adjunta da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi, a participação de Campo Grande resultará em enormes benefícios para a cidade. “Esta visita técnica tem como objetivo o estreitamento de relações entre agentes públicos nacionais e subnacionais dos países envolvidos para a troca de experiências no aprimoramento de suas políticas para o desenvolvimento urbano sustentável, integrado e focado nas pessoas”.

Já a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Silene Sarturi Warde, enfatiza que a oportunidade fortalecerá a parceria entre Brasil e Alemanha em questões urbanas. “Iremos conhecer práticas bem-sucedidas e a comparar os modelos, avaliação das políticas e programas de desenvolvimento urbano sustentável na Alemanha, Áustria e no Brasil, com foco em moradia, abordagens integradas, urbanismo táctico, participação cidadã e gênero”.

As visitas de campo em Viena (Áustria) formarão a segunda parte da visita técnica. Em Viena, os participantes poderão conhecer o planejamento urbano na prática em outro país europeu, com foco em dois temas: Exemplos de desenvolvimento urbano integrado e resiliente ao clima e gênero e planejamento urbano. Com foco nessas duas temáticas, a programação incluirá visitas de campo a áreas de requalificação urbana na cidade de Viena e reuniões com representantes locais.

Veja Também

Feira de adoção da Subea acontece neste domingo na Praça da Bolívia

Mude1Hábito: evento gratuito no domingo incentiva vida com mais saúde

Nova ferrovia vai ligar fábrica da Arauco em Inocência à Malha Norte

Indústria responde por 31% das vagas formais geradas em MS no início de 2025

AddThis Website Tools