Diário Digital
 
Geral

Campo Grande ganha ponto de coleta de descarte de medicamentos

Universidade particular de Campo Grande cria ponto de descarte correto de medicamentos

|
Ian Netto
AddThis Website Tools
Ponto de coleta na universidade Católica Dom Bosco (Imagem: Enryck Sena)

A Universidade Católica Dom Bosco tem disponibilizado um ponto de descarte correto de medicamentos. A ação é uma parceria da Universidade com o curso de Farmácia, que realiza uma vez por mês o recebimento dos medicamentos. Podem ser descartados, medicamentos vencidos e em desuso.

O Brasil que ocupa o 6° lugar no ranking dos países que mais consome medicamentos, tem enfrentado problemas com o descarte errado desses produtos. Um dos maiores problemas é a falta de informação sobre a maneira correta para o armazenamento até o seu descarte. Além de prejudicar a saúde humana, o descarte errado dos medicamentos pode causar danos ao meio ambiente, poluindo os recursos hídricos e o solo. A professora Marla Ribeiro, professora e coordenadora do curso de farmácia, explica como o mal descarte desses medicamentos podem afetar a sociedade.

Marla Ribeiro, professora e coordenadora do curso de farmácia (Imagem: Enryck Sena) 

"Isso nos preocupa muito, quanto mais a gente consome, mas a gente vai gerar resíduo e esse resíduo vai esta aonde? na agua e a gente sabe que a agua é um recurso escasso. Nos temos peixes contaminados devido ao descarte errado desses medicamentos. além de ter casos onde cachorro, crianças, tem acessos a esses remédios em casa e acabam consumindo por estar no lugar errado" relata Marla

A professora, que é doutorando na área de farmácia explica como a ação da Universidade Católica Dom Bosco tem contribuído com informações e ajudando a dar o destino correto para os remédios.

"A gente começou disseminando informação internamente primeiro, as vezes eu chego na secretaria e tem lá duas sacolinhas de remédio me esperando, porque os alunos tem tido essa consciência, tem buscado informação e levado isso adiante para dentro de casa. E essa ação com o descarte dos remédios não é só isso, todas as terças feiras o ponto de coleta esta em um ponto da faculdade e tem os exames, de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem sanguínea, é o combo todo" conta Marla.

Para o aluno Tito Lima de Miranda, que está no 5° semestre do curso de Farmácia e monitor da ação, explica que a ação é um beneficio para os alunos, pela experiência e preparo para o mercado de trabalho.

Tito Lima de Miranda, aluno e monitor do curso de farmácia (Imagem: Enryck Sena) 

"Tem que se englobar no campo acadêmico, ter todas experiências e depois além de sair um profissional preparado, acaba que agrega currículo para o mercado de trabalho, o que ajuda muito, porque essas ações todas vão ser levadas em consideração no final" contou o aluno.

A professora Marla explica como deve ser feito o armazenamento e o descarte desses medicamentos:

. Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos
. Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez. 
. Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade

Sobre o descarte, eles devem ser entregues nos seguintes locais: 
. Drogarias e farmácias
. Ubs
. Além de outros pontos de descarte

Além das ações de saúde, a Universidade tem realizado uma vez ao mês, a justiça itinerante, que tem ajudado moradores da região a resolver pendencias até casar

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

PF investigará ataque hacker a empresa que atende bancos

Polícia realiza sonho de criança de três anos em Campo Grande

Brasil espera mobilização de Brics para resultados ambiciosos na COP30

TJMS quer criar 160 novos cargos efetivos