Geral

Campo Grande empossa 803 conselheiros locais e distritais de saúde

Atuação desses grupos é fundamental para aproximar a população da gestão, fiscalizar e contribuir para decisões no SUS

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Campo Grande deu mais um passo importante para reforçar o controle social na saúde pública. Foram empossados, nesta manhã (08), 803 conselheiros locais e distritais de saúde, eleitos em outubro nos 86 Conselhos espalhados pela cidade. A atuação desses grupos é fundamental para aproximar a população da gestão, fiscalizar serviços e contribuir para decisões mais assertivas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os Conselhos Locais acompanharão o dia a dia das Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs), Centros de Especialidades Odontológicas, Centro de Especialidades Médicas e Distritos Sanitários. Eles são compostos por representantes dos usuários, trabalhadores das próprias unidades e representantes da gestão municipal. 

Para o coordenador da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconcelos, os conselheiros locais desempenham um papel essencial na conexão entre comunidade e gestão.  

“Costumo dizer que o conselheiro local está para o controle social tal qual o agente de saúde está para a Saúde da Família, porque é ele que está nas casas dos moradores daquela região. E com o conselheiro é a mesma coisa: ele acompanha o cotidiano das unidades de saúde e, assim, reporta ao Conselho Municipal quais são as prioridades”, comenta.

(Foto: Divulgação)

Os Conselhos Distritais também reforçam a fiscalização e o acompanhamento das ações em cada Distrito Sanitário, ampliando o olhar sobre o território e fortalecendo o planejamento conjunto. 

A gerente de ações estratégicas da Atenção Primária em Saúde, Glória de Araújo, destaca que a composição plural dos conselhos é justamente o que traz potência às decisões. 

“Quando a gente traz o saber popular, de trabalhadores e gestor que conseguem sentar-se com o usuário para entender cada um desses pontos, assim é possível encontrar um caminho mais correto com aquela decisão que está sendo discutida. Então, eu peço a todos os conselheiros que estão sendo empossados que continuem fortalecendo o SUS.”

Veja Também

Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital

Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde

Como a saúde emocional afeta a disfunção erétil e a ejaculação precoce; Pró-Homem facilita tratamento