Geral

Campanha Setembro Verde une áreas da saúde e das artes no MARCO

|
Redação

A partir desta sexta-feira (20) até o dia 26 de setembro o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) recebe a exposição ‘Salve uma vida, ou mais’, que está inserida na programação a Semana Estadual de Incentivo a Doação de Órgãos e Córneas. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 19h30.

Este vai ser o primeiro ano que a campanha do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da importância de doação de órgãos e de incentivo da população para esse gesto, vai ser realizada em parceria com outras áreas, além da médica. Este ano, por exemplo, a campanha terá participação da Confraria Sociartista e apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

A oftalmologista Cristiane Santos Bernardes, diretora do Banco de Olhos da Santa Casa e chefe do Serviço de Oftalmologia, destaca que todas as áreas tem papel importante nesta campanha, uma vez que o potencial doador está em todo lugar na sociedade. Além disso, a arte tem papel importante de sensibilização da população e abre caminhos para o diálogo.

O vereador Eduardo Romero (Rede) é um dos apoiadores da campanha deste ano. Ele destaca que há muitas pessoas na fila de espera por um transplante de órgãos ou tecido e que este tipo de campanha desperta nas pessoas o interesse por manifestar a algum familiar a vontade de ser doador, pois não há necessidade de deixar documento registrado. “Tivemos a informação que aproximadamente 50% das famílias dão negativa para que órgãos sejam doados. Respeitando a crença de cada um, entendemos que este índice pós-morte tem que ser diminuído”, defende.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande