Geral

Campanha 'Julho das Pretas' será lançada neste sábado

|
Redação

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, realiza a campanha “Julho das Pretas” como forma de dar visibilidade  às mulheres negras, bem como levantar um diálogo e reflexão sobre as desigualdades que dão invisibilidade  às mulheres negras e aumentam a discriminação.

Neste sábado (13/07), na Comunidade Quilombola Chácara Buriti, as 15 h, será lançada a campanha municipal Julho das Pretas colocando em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo, aos preconceitos e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos.

Esta ação é em alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma líder quilombola que com sua força e coragem liderou toda a comunidade do quilombo Guariperê na defesa de sua população contra as opressões e racismo.

A Campanha Julho das Pretas está em consonância com a Lei Estadual nº 5.254/2018  que criou o “Dia Estadual das Mulheres Negras”.  Em Campo Grande  serão realizadas diversas  ações durante o mês de Julho como Rodas de conversa, palestras e oficinas.

O Julho das Pretas reafirma a importância da luta antirracista e antissexista na garantia dos direitos e do protagonismo das mulheres negras sul-mato-grossenses contra o racismo e a violência, pelo bem viver da população negra.

 

Veja Também

SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS

Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital

Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS

Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX