Campanha defende transporte legalizado e combate à clandestinidade
Iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da utilização de meios autorizados

A Prefeitura de Corumbá (MS), por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), lançou a campanha 'Transporte Legal'. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da utilização de meios de transporte regularizados, como táxis, mototáxis, ônibus e veículos de aplicativos devidamente autorizados pelos órgãos municipais.
Com foco na segurança dos usuários e no combate ao transporte clandestino, a ação busca alertar sobre os riscos envolvidos em utilizar veículos não fiscalizados, além de informar sobre os benefícios de optar por serviços regulamentados.
De acordo com a Agetrat, o uso de transportes legais garante maior segurança, qualidade no atendimento e confiabilidade. Veículos autorizados são identificados com placas vermelhas, e, no caso dos mototaxistas, também com coletes padronizados e credenciais visíveis.
Segundo a diretora-presidente da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, a campanha marca o início de uma estratégia mais ampla da gestão municipal voltada à mobilidade urbana segura. “Estamos tratando da conscientização para o uso do transporte legal e regularizado. Nosso objetivo é esclarecer a população e reduzir o uso do transporte clandestino, que coloca em risco a segurança dos passageiros”, afirmou.
Mariana destacou ainda que apenas oito aplicativos de transporte estão autorizados a operar no município: BR Car, Corrida 24 Horas, Mobili Car, Mundial Car, Mobilidade Express, Unicar, Urban e Urbway Corumbá. Qualquer outra empresa, que não esteja entre estas oito atua de forma irregular no município. "Quem utiliza os serviços de alguma delas está fazendo uso de um transporte clandestino”, reforçou.
A diretora-presidente alertou ainda que, em casos de fiscalização, passageiros transportados por veículos irregulares podem ser obrigados a descer do carro, que, por sua vez, pode ser notificado ou apreendido. “O usuário, nesse caso, sai prejudicado”, completou.
A campanha Transporte Legal, inicialmente lançada na área de fronteira da cidade, será expandida para outras regiões estratégicas, como a rodoviária. Além de ações educativas, a Prefeitura prevê intensificar fiscalizações e promover espaços para que a população envie sugestões, críticas e elogios sobre os serviços prestados.
"Transportes regulamentados pelo Município têm procedência conhecida, passam por vistorias anuais e os condutores fazem cursos de capacitação, muitos deles oferecidos pela própria Agetrat. Essas exigências existem para garantir mais segurança e qualidade à população", concluiu Mariana Ortiz
Veja Também
Plano de fiscalização e limpeza em Campo Grande
Cotas raciais da Uerj completam 22 anos com histórias de mobilidade e reinvenção social
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
Equipe do Seas garante apoio e passagens a família assaltada durante viagem pela América do Sul