Geral

Campanha de Combate ao Feminicídio será lançada nesta segunda

|
Redação

Será realizado na próxima segunda-feira (27), às 8h30, no Auditório da Governadoria, o lançamento da Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, instituída pela Lei Estadual nº 5.202.‬ O evento contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Des. Paschoal Carmello Leandro, do governador do Estado Reinaldo Azambuja, e do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Corrêa.‬

De acordo com a lei ficou estabelecido o dia ‪1º de junho‬ como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, e a primeira semana do mês de junho como a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”.

Saiba mais – No último dia 7 de maio foi realizada a terceira reunião do Comitê Estadual de Combate ao Feminicídio, na qual foi apresentado e discutido o Plano de Ação e Estratégias para a prevenção e combate aos feminicídios, assim como nas reuniões anteriores. O encontro foi conduzido pela coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Jacqueline Machado.
 
A reunião contou com participação majoritariamente feminina, com representantes de órgãos como da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Educação, da Secretaria do Estado e da Casa da Mulher Brasileira; os Conselhos, a OAB e o IBDFAM também estavam entre os representados.
 
O objetivo central do Comitê é contribuir para a mudança da cultura do machismo e patriarcado na sociedade, que vigora há séculos e já tomou a vida de diversas mulheres. Na reunião foi introduzida a ideia da implementação do Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, em 1º de junho, e da Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, de 1 a 7 de junho, que serão promovidos por meio de campanhas publicitárias veiculadas tanto em veículos de mídia mais convencionais quanto nas redes sociais.

O Comitê Estadual de Combate ao Feminicídio conta com apoio governamental e dos municípios de Mato Grosso do Sul, da Assembleia Legislativa do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia Civil, Bombeiros, da OAB, ABMCJ e do IBDFAM.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande