Campanha chega a 3 mil doações de sangue e arara ganha mais cor
Ação chega na 3ª etapa e faltam 2 mil doações para monumento ficar totalmente vermelho


Com o aumento da participação do campo-grandense na campanha de doação de sangue, a arara vermelha vai ganhando mais cor. Nesta terça-feira (01) a pintura do monumento chegou na terceira etapa com a marca de 3 mil bolsas de sangue doadas no Hemosul. Quanto maior o volume de doações, mais o pássaro do Monumento das Araras vai recebendo a cor vermelha. No total, a campanha Do Mesmo Sangue terá cinco etapas.
O monumento das três araras que fica no bairro Amambaí é uma criação do artista plástico Cleir Ávila, conhecido por suas obras com a temática pantaneira. "Essa foi minha primeira obra em praça pública e estou feliz com resultado e proporção que projeto tem tomando", ressalta o artista.

Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul, acompanhou a terceira etapa da pintura da da ararinha e reforçou a veia solidária dos sul-mato-grossenses. “ É incrível a proporção que o projeto tomou. Todas as vezes que divulgamos a falta de sangue nos estoques a população se prontifica a ajudar o próximo”. Ela pontua que que o número de doação está em número satisfatório e o único problema é que a demanda de pacientes em tratamento oncológico. "Cresceu muito nos últimos dias a procurar por sangue para pacientes com câncer”, afirma.
Neste período de pandemia, as doações são captadas no Hemosul que adotou todas as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Segundo a coordenadora do órgão, todos que vão doar são atendidos com agendamento e a higienização dos equipamentos é constante.

A campanha Do Mesmo Sangue é uma parceria do Hemosul, Sicredi e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo é estimular a solidariedade através da arte. A arara foi pintada de branco e para que volte a ficar totalmente vermelha serão necessárias 5 mil bolsas de sangue. A cada mil doações uma parte dela será pintada.
O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h.
Veja Também
Sistema Campo Limpo celebra avanços em sustentabilidade no agro
Prefeitura recorrerá de decisão que manda reajustar tarifa técnica de ônibus
Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Projeto de lei reconhece 12 feiras livres da Capital como patrimônio cultural