Geral

Caminhada 'Passos pela Vida' mobiliza Dourados em prol da doação de órgãos

Ação promovida pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, apoia e participa da 2ª Caminhada “Passos pela Vida”, que será realizada no próximo dia 27 de setembro, data que marca o Dia Nacional do Doador de Órgãos. A ação busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reforçando o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

O evento é promovido pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), vinculada diretamente à Central Estadual de Transplantes e ao Sistema Nacional de Transplantes, com realização do Hospital da Vida e da Funsaud e conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Dourados.

A concentração será em frente à Câmara Municipal, com saída em caminhada até a Praça Antônio João, no centro da cidade. Além da mobilização, o encontro busca fortalecer o debate sobre solidariedade e esperança que a doação representa e conta com diversos parceiros na sociedade civil, além da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Em 2024, cerca de 180 pessoas participaram da caminhada. Para este ano, a expectativa é reunir aproximadamente 300 participantes, ampliando a visibilidade da causa e destacando a importância de um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

“A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, que permite que muitas pessoas possam ter uma nova chance de vida”, afirma a coordenadora da OPO de Dourados, Ludelça Dorneles. Segundo ela, para ser doador, basta comunicar essa vontade aos familiares, pois a autorização para a doação deve ser feita pela família no momento oportuno. “Eventos como a Caminhada ‘Passos pela Vida’ são fundamentais para reforçar a importância dessa decisão”, disse.

Como funciona -  A Organização de Procura de Órgãos (OPO) é um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos, suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre transplantes de órgãos e tecidos do corpo humano (vivo ou morto), com fins terapêuticos e científicos.

A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de atuação da OPO designada pela Secretaria de Estado da Saúde; divulgação da política de transplantes de órgãos e tecidos de modo a conscientizar progressivamente a comunidade interna e externa, sobre sua importância; interação permanente com as áreas potenciais de doação e equipes de transplantes, trabalhando sempre em parceria com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs).

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos é uma instituição ligada à Central Estadual de Transplantes e à Central Nacional de Transplantes, que é a responsável por informar a viabilidade de doador à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO, que realiza a distribuição dos órgãos, indicado à equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.

A captação de órgãos é feita após a confirmação da doação. Quando a equipe de transplante toma conhecimento de todas as informações do doador, ela avalia se o órgão é apropriado ao seu receptor. Assim sendo, em caso afirmativo, a equipe responsável envia seus cirurgiões até o hospital em que o doador se encontra

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande