Câmara promove audiências para debater LDO e contas do Município
Debates foram convocados pela Comissão de Finanças e Orçamento

A Câmara Municipal de Campo Grande (MS), por meio da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, promove duas Audiências Públicas na manhã desta sexta-feira, dia 16 de Maio. Primeiro, às 9 horas, ocorre o debate sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na sequência, às 10h30, ocorre a prestação de contas do 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2025.
Os debates foram convocados pela Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Otávio Trad (presidente), Landmark (vice-presidente), Maicon Nogueira, Fábio Rocha e Ronilço Guerreiro. A secretária municipal de Fazenda, Márcia Hokama, estará nas duas Audiências para prestar informações sobre os dados. Os debates são abertos ao público.
LDO – As diretrizes para a Lei Orçamentária de Campo Grande para o exercício financeiro de 2026 estão previstas no Projeto de Lei 11.777/25, do Poder Executivo. Os vereadores elaboram emendas, com sugestões ou alterações no projeto. O relator da LDO é o vereador Otávio Trad, presidente da Comissão de Finanças. Na sessão ordinária desta quinta-feira, ele anunciou a prorrogação do prazo para entrega das emendas até 23 de Maio.
A previsão é de R$ 6,66 bilhões para o próximo ano, valor inferior ao estimado para o Orçamento deste ano, de R$ 6,68 bilhões. Há, portanto, uma queda prevista em 0,28% nas receitas a preços correntes (contabilizando a inflação estimada para o período). O projeto, contendo as emendas dos vereadores, será votado ainda no primeiro semestre deste ano.
A LDO é usada para estabelecer metas da administração pública e como base para elaborar o orçamento, que é definido por meio da LOA (Lei Orçamentária Anual). Todas as sugestões precisam estar em consonância com o PPA (Plano Plurianual). Depois da aprovação, a proposta, com as emendas, segue para sanção ou veto da prefeita.
Contas – A segunda audiência desta sexta-feira terá a apresentação das receitas e despesas do Município de Campo Grande, referentes aos quatro primeiros meses deste ano. Os vereadores avaliam relatório da o cumprimento de metas para o exercício, investimento prioritários, além do comprometimento dos gastos com pessoal, fiscalizando os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. A prestação de contas é feita a cada quatro meses pela prefeitura, em Audiências na Câmara.
Acompanhe – A Audiência da LDO inicia às 9 horas e a Audiência da prestação de contas do Executivo às 10h30. Ambas podem ser acompanhadas presencialmente, na TV Câmara pelo canal 7.3 e no Youtube da Casa de Leis.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX