Geral

Cães heróis da Capital recebem homenagem póstuma

Duke que atuava no Corpo de Bombeiros e Lion, no Batalhão de Choque da PMS, morreram neste ano

|
Redação

Os cães Duke e Lion acumularam histórias e honrarias ao longo da vida de trabalho em salvamento e segurança pública. Os dois morreram neste ano e nesta semana foram homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS) que aprovou moções de pesar aos dois animais. Duke atuava no Corpo de Bombeiros Militar e Lion, no Batalhão de Choque da Polícia Militar.

As Moções de Pesar foram propostas pelo vereador e médico Veterinário Francisco. Para ele, os animais desempenharam papéis fundamentais em operações de resgate e combate ao crime, deixando um legado de bravura e dedicação.

Duke, pastor-belga, faleceu aos 14 anos e foi um dos destaques na missão de resgate em Brumadinho/MG. Reconhecido internacionalmente, ele possuía certificações que atestavam sua excelência em buscas e salvamentos. O Corpo de Bombeiros lamentou sua perda, destacando sua importância e trabalho prestado para a sociedade.

Vereador veterinário Francisco e o Tenente-Coronel Fábio Pereira de Lima e o Cabo Paulo (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Lion, pastor-alemão, faleceu aos 13 anos e foi o primeiro cão a integrar o patrulhamento do Batalhão de Choque. Atuou na detecção de drogas e participou de eventos sociais, aproximando a Polícia da comunidade. Seu treinador, Cabo Paulo Rodrigo Rodrigues dos Santos, esteve ao seu lado por toda a carreira e aposentadoria.

Além das Moções de Pesar, o vereador também prestou Moções de Congratulações ao Tenente-Coronel Fábio Pereira de Lima e ao Cabo Paulo, reconhecendo suas contribuições na condução dos cães e na segurança pública.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026