Geral

Cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico é aberto para pessoas físicas

Brasileiros podem se registrar na plataforma, que permite receber comunicações processuais de forma digital, a partir do dia 24

|
Redação
(Foto: Reprodução TJMS)

Desde o dia 24 de Outubro, pessoas físicas em todo o Brasil podem se registrar no Domicílio Judicial Eletrônico, uma plataforma que permite o recebimento e acompanhamento de comunicações processuais enviadas pelos tribunais. Essa etapa segue o encerramento do período de cadastro voluntário para empresas no sistema, conforme estabelecido pela Resolução CNJ nº 455/2022.

O registro é opcional e, uma vez realizado, o usuário passará a receber comunicações pessoais exclusivamente pela plataforma. É fundamental que os usuários mantenham suas informações atualizadas, pois aqueles que não confirmarem o recebimento de citações dentro do prazo legal e não apresentarem justificativa podem ser multados em até 5% do valor da causa. O registro no sistema pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário.

O Domicílio Judicial Eletrônico é utilizado para comunicações que exigem vista pessoal, como citações iniciais ou intimações que requerem a participação direta da parte no processo. Para advogados, a plataforma oferece a possibilidade de verificar se há comunicações direcionadas aos seus clientes.

Desenvolvido no âmbito do Programa Justiça 4.0, o sistema é uma solução tecnológica 100% digital e gratuita, que visa facilitar e agilizar o acompanhamento de citações e notificações processuais. Essa inovação substitui o envio de cartas físicas e a atuação de oficiais de justiça, integrando os esforços de transformação digital do Poder Judiciário.

Além de proporcionar agilidade, a digitalização e centralização das informações geram economia de recursos humanos e financeiros, com a previsão de redução de até 90% nos custos relacionados ao envio de comunicações.

Para auxiliar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza materiais de apoio e um curso sobre o Domicílio Judicial Eletrônico na plataforma de aprendizagem do CNJ, promovendo capacitação e suporte aos novos usuários do sistema.

Veja Também

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido

Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos