"Cabide Solidário" no HRMS é espaço para doações de roupas
Quem se interessar em doar roupas e calçados pode trazer e deixar no espaço, ou com a equipe da ouvidoria do hospital

Mais um exemplo de solidariedade e amor ao próximo vem do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Desta vez, uma ação permanente que envolve os servidores e público externo: o “Cabide Solidário”.
Idealizado pela Diretoria da Presidência e a equipe da Ouvidoria do Hospital, a ação foi suspensa no início da pandemia da Covid-19 e foi reativada para ajudar quem precisa, com foco nos pacientes e acompanhantes oriundos do interior do Estado, que em alguns casos chegam desprevenidos diante da necessidade de internação.
“Todos os dias recebemos pacientes e acompanhantes de outras cidades para exames ou consultas. Geralmente eles voltam no mesmo dia para a sua cidade de origem, mas em alguns casos, por algum motivo clínico, o paciente precisa ficar internado”, explicou diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha.
Ao receber a notícia da internação, o paciente recebe todo o suporte do hospital com a dispensação de privativos, por exemplo, diferente do acompanhante. Thassila Rodrigues de Pontes, de 29 anos, está com o filho internado na pediatria do HRMS. De Naviraí, a mãe conta que o filho estava em uma unidade de saúde do município até conseguir uma vaga no HRMS, com um suporte adequado para o diagnóstico e tratamento.
“Quando surgiu a vaga, tivemos que vir no mesmo dia e não deu tempo de pegar quase nada. Viemos com o que tinha lá no hospital. Quando soube do Cabide Solidário, fui lá e peguei três mudinhas de roupas. Eu uso, lavo, coloco para secar e usar novamente. Está me ajudando muito pois vim sozinha para a cidade com meu filho”, contou.
O espaço, que fica na recepção central do hospital, é livre e para mantê-lo organizado e abastecido, a direção conta com o bom senso dos usuários.
“É importante que as pessoas entendam que outros acompanhantes ou pacientes irão precisar, então, que leve apenas o que estiver precisando no momento. Reativamos o espaço com foco na ajuda aos pacientes e acompanhantes, mas o espaço está ali à disposição para quem estiver no hospital precisando”, concluiu a diretora-presidente do HRMS.
Quem se interessar em doar roupas e calçados pode trazer e deixar no espaço, ou com a equipe da ouvidoria do hospital.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX