Brasileiros e paraguaios fecham rio
Após o decreto Cota Zero do Governador Reinaldo Azumbaja, para pesca nos rios do Estado, brasileiros e paraguaios se uniram na noite de ontem (29) em Porto Murtinho e fecharam o rio para o tráfego de embarcações.
De acordo com o site Capitan Bado, os pescadores são contra a Cota Zero, pois a medida afasta os turistas. Os manifestantes buscam a revogação do decreto e realizam uma manifestação em frente a governadoria nesta manhã (30), onde conseguiram uma reunião com representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Até o fechamento da matéria não há mais informações.
Cota Zero - Em 11 de janeiro, o governador sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe a pesca do dourado por cinco anos, e o fim da cota de pesca amadora era uma medida que estava sendo aguardada há muito tempo pelos amantes dessa atividade e também pelo trade turístico. “É uma decisão de governo, está tomada, e na primeira semana de fevereiro vamos publicar a normativa com as novas regras de pesca”, disse Reinaldo.
Junto à medida, o Estado estabelecerá uma cota de pescado para ser degustado no barco ou na pousada e também definirá uma política de sustentabilidade dos pescadores profissionais.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX