Bonito reforça controle do transporte de efluentes
Sistema de monitoramento ambiental assegura rastreabilidade e fiscalização das operações

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Bonito iniciou a implantação de chips de monitoramento nos caminhões auto fossa cadastrados no município. O serviço, realizado pela empresa TrackLand, tem como objetivo garantir o controle da destinação correta dos efluentes.
A medida atende a uma solicitação do Ministério Público e foi debatida no Grupo de Trabalho do Rio Formoso (GT Rio Formoso), criado pelo Governo do Estado para tratar de questões relacionadas à gestão ambiental em Bonito.
Com o sistema, será possível acompanhar em tempo real se o material coletado está sendo levado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de registrar dados sobre quantidade e volume transportados. As informações auxiliarão no mapeamento da demanda dos serviços de auto fossa, especialmente em áreas rurais que concentram atrativos turísticos e ranchos de lazer.
Segundo a administração municipal, o intenso fluxo de visitantes gera grande volume de resíduos e efluentes. O monitoramento permitirá mais transparência na gestão desse material, identificando os responsáveis e assegurando o destino final adequado, reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental.
Veja Também
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Alerta de tempestade neste sábado e domingo em Campo Grande
Município deve apresentar plano para abastecimento de remédios essenciais
Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito