Bonito firma termo para instalação de sistema de monitoramento urbano
Parceria com empresa vinculada à operadora ampliará cobertura de telecomunicações e fortalecerá a segurança pública com câmeras interligadas

A Prefeitura de Bonito firmou o Termo de Permissão de Uso nº 019/2025 com a empresa DT Brasil Gestão de Bens Próprios Ltda., vinculada à operadora Claro, autorizando a instalação de infraestrutura de Estações Rádio Base (ERB) em áreas públicas do município. O objetivo é expandir a rede de telecomunicações e modernizar a estrutura de segurança urbana, em conformidade com a Lei Federal nº 13.116/2015 (Lei das Antenas).
De acordo com o termo, as antenas e estruturas serão instaladas em quatro pontos estratégicos da cidade:
-Avenida Tarumã – Tarumã Hípica Park (DTB01610 – MSBTO10);
-Rodovia MS-382 – próximo ao campus da UFMS (DTB01611 – MSBTO09);
-Rua Cândido Luiz Braga – Rincão Bonito (DTB01612 – MSBTO08);
-Rua Manoel Inácio de Farias – Águas de Miranda (DTB01508 – MSBTO07).
Os espaços foram cedidos a título oneroso, conforme contrapartidas previstas no termo, e destinam-se exclusivamente à instalação e funcionamento das estruturas de telecomunicações.
Como compensação pelo uso das áreas públicas, a DT Brasil deverá instalar e manter 17 câmeras de monitoramento urbano, distribuídas da seguinte forma:
-5 câmeras em cada uma das três estruturas do tipo CellPoste de 30 metros;
-2 câmeras na estrutura do tipo Low Cost de 9 metros.
As imagens captadas serão integradas ao Centro de Monitoramento Municipal, permitindo o uso em tempo real pelo sistema de vigilância pública.
Além disso, a empresa fornecerá equipamentos para a sala de monitoramento da Prefeitura, incluindo:
Televisor LED de 43” ou superior;
Computador com processador Core i5, 8 GB de RAM, placa de vídeo GeForce 700 Series GT 710 2GB e SSD de 500 GB;
Servidores, hardware e licenças de software necessários ao armazenamento e visualização das imagens.
Para garantir o pleno funcionamento do sistema, será implantada uma rede de fibra óptica interligando as novas estruturas aos pontos de vigilância já existentes, permitindo transmissão contínua e em alta velocidade entre as câmeras e o Centro de Controle Operacional.
A iniciativa representa um avanço na modernização da infraestrutura tecnológica e de telecomunicações de Bonito, ampliando a cobertura de telefonia móvel e de transmissão de dados, além de fortalecer a segurança pública com o monitoramento de áreas estratégicas.
O termo firmado prevê manutenção corretiva anual dos equipamentos e atualização tecnológica a cada cinco anos, conforme justificativas técnicas. A instalação completa das antenas e do sistema de vigilância deverá ser concluída em até 180 dias após a aprovação final pela Prefeitura.
Veja Também
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento
Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS