Diário Digital
 
Geral

Bonito é o 8º destino turístico mais desejado pelos brasileiros

Município aparece em pesquisa do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais

|
Redação
AddThis Website Tools
Estância Mimosa (Foto: Fernando Peres/Divulgação)

O Ministério do Turismo divulgou nesta semana, pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) sobre o cenário do turismo brasileiro, apontando o perfil dos turistas, quais suas preferências na hora de escolher uma viagem, se vão de carro ou transporte compartilhado, quantos pretendem gastar e quantos dias ficar, bem como os destinos mais conhecidos e os mais desejados, nos quais Bonito (MS) foi destaque nas duas categorias.

Segundo a pesquisa, Bonito é o 11º destino mais conhecido pelos brasileiros e o 8º mais desejado. As informações vão ao encontro com os relatórios apresentados Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, nos quais Bonito vem batendo recordes de visitações desde 2021. Só no ano passado, por exemplo, a cidade recebeu 313.316 turistas, contabilizando 909.605 visitações aos atrativos.

Para a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, esse reconhecimento do município no cenário nacional é resultado de um trabalho intenso de divulgação e promoção do destino. “Seja no nossos canais digitais, como participando de eventos nacionais e internacionais, em parceria com a Embratur e com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo de MS e também participando de projetos a nível nacional relacionados ao turismo, assim como o projeto de neutralização do carbono, que nós estamos desenvolvendo desde 2021”.

(Foto: Divulgação)

A pesquisa apontou que 69% dos brasileiros viajam ao menos uma vez por ano e essa viagem, em 70% das vezes, acontece em família. Carros próprios e ônibus são os meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros, enquanto o avião é citado como meio frequente para 23% das pessoas, somente. Os números também são similares no cenário municipal, uma vez que o Aeroporto Regional de Bonito recebeu 60.220 em 2023, o que corresponde a pouco menos de 20% do total de visitantes do ano no município.

O IPRI realizou 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região, (d) escolaridade e (e) renda. As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril