Geral

Bombeiros do MS são enviados para o Rio Grande do Sul

A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático

|
Ian Netto
O corpo de bombeiros segue hoje para a cidade (Imagem: Luciano Muta)

Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul irão auxiliar nos serviços de apoio e resgate da população atingida pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias no Rio Grande do Sul. A convocação veio através do Governador do Estado, Eduardo Riedel, que encaminhou os membros da corporação para apoio no estado do RS.

A calamidade que se instaurou no Estado teve inicio durante a semana, com as fortes chuvas que alagaram as cidades, subindo o nível da agua em 36 metros e deixando famílias ilhadas.
Atualmente, a Defesa Civil afirma que 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 32 morreram em decorrência as fortes chuvas. A situação atinge 154 dos 496 municípios de RS, afetando 71,3 mil pessoas, deixando 14 mil pessoas fora de casa, sendo 4.645 mil em abrigos e mais de dez mil desalojados.

A missão vai contar com o envio de uma aeronave com dez militares de salvamento aquático com duas viaturas e todo o equipamento para auxiliar na cidade de Montenegro. No segundo momento da operação, quando o nível d'agua baixar,  serão enviados cães que devem ajudar no resgate das vitimas e uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública com 4 militares, além de um médico da equipe que deve ajudar nos alojamentos de resgate. A cidade que fica há 1.400 km de distancia de Campo Grande, está 80% de todo seu território debaixo d'agua.

A equipe de Bombeiros do Estado já esteve presente em outras catástrofe, como no rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, que matou 270 pessoas. Na época, a equipe foi encaminhada com uma equipe de cães de resgate para ajudar localizar as vitimas desaparecidas. O Coronel Frederico Reis falou com a equipe do Diário Digital e falou sobre a participação dos bombeiros do estado na missão.

Coronel Frederico Reis (Imagem: Luciano Muta) 

"As vagas foram preenchidas em menos de uma hora, quando fizemos o informativo, em uma hora todas as vagas estavam preenchidas. O sentimento é de quem veste a farda, que tem uma obrigação com a vida" afirmou o coronel.

equipe que se voluntariou para atender o estado (Imagem: Luciano Muta)

Os militares se deslocam na manhã de hoje (03) e devem ficar 10 dias pela cidade de Montenegro.

 

Veja Também

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Páginas de Liberdade: Parceria entre Agepen e universidades permitem que detentos troquem tempo ocioso por conhecimento

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS