Bolsonaro diz que confia nas urnas, mas não em 'quem faz o programa'
Presidente concedeu entrevista a um programa e voltou a criticar o processo eleitoral
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que confia nas urnas eletrônicas, mas não em que é responsável pelo processo eleitoral no país. "Confiar na máquina, a gente confia. A gente não confia em quem faz o programa e em quem está atrás da máquina", disse Bolsonaro em entrevista a um canal do YouTube na manhã deste sábado (13).
O presidente declarou também que a defesa do voto impresso feita por ele foi deturpada. "É má-fé. O que a gente briga aqui é por transparência", alegou. "Fazem tanta propaganda da urna nossa, do sistema, mas não tem nenhum país interessado. Ninguém quer o nosso sistema, porque não vai ter aceitação", acrescentou.
Democracia
Questionado sobre as acusações de que planeja dar um golpe, Bolsonaro indagou: "Eu sou acusado de programar o golpe... Alguém já viu eu se [sic] movimentando com generais por aí?".
Ele também criticou personalidades de esquerda que assinaram carta pela democracia recentamente. "Você não nega o amor da esquerda por ditaduras pelo mundo todo. O cara assina uma carta pela democracia mas sempre foi amigo de Chaves, Maduro, Fidel Castro, Evo Morales, Mujica, Lugo, Bachelet", criticou Bolsonaro. "Agora chega na época das eleições e querem ser diferentões, começam a ir em igreja, vão de quatro em quatro anos."
Na última quinta-feira (11), foi lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros redigida por intelectuais em defesa do processo democrático. O documento, que não menciona nominalmente Bolsonaro, é uma reação ao discurso do presidente a embaixadores em que ele criticou o sistema eleitoral, levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas e atacou ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pesquisas
O presidente também afirmou que não confia nas pesquisas eleitorais. "Nunca confiei", disse. "Custa caro você fazer [pesquisa] e você tem que ter confiança no instituto." Para ele, o ideal seria aferir a preferência dos eleitores entre grupos específicos. "O que é uma pesquisa séria? É um somatório de enquetes entre vários grupos", argumentou.
(Com informações Portal R7)
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória