Bioparque e empresas recebem certificação internacional de sustentabilidade
Evento será realizado no dia 19 e marca avanço do Estado no turismo e lança certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena

O Sistema Comércio MS (Fecomércio–Sesc–Senac–IPF) realiza, nesta quarta-feira (19), às 8h, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o evento “Turismo Sustentável – Certificações & Futuro”. A solenidade marca a entrega das certificações internacionais Good Travel Seal a empreendimentos turísticos do Mato Grosso do Sul e o lançamento do processo de certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
O momento consolida mais um avanço importante na afirmação do Estado como referência nacional e internacional em turismo sustentável, reforçando o compromisso do Sistema Comércio MS com excelência, inovação e desenvolvimento responsável.
Serão certificados o Bioparque Pantanal, Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Restaurante-Escola Terradaságuas do Senac, Estrela do Formoso e Parque Ecológico Rio Formoso. Também será anunciado o início da certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em parceria com a Green Destinations e com apoio da Rede DEL Turismo e de instituições da Alemanha.
Desde 2021, o Programa DEL Turismo, conduzido tecnicamente pelo Senac MS, representando a Fecomércio MS, tem impulsionado a transformação sustentável do setor. Desde 2023, o programa de certificação já reconhece empreendimentos pelas boas práticas ambientais e sociais. Em 2025, cinco novas empresas aderiram ao processo, enquanto outras três buscam recertificação, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e a competitividade internacional.
Um dos destaques da edição é a certificação do Bioparque Pantanal, que recebeu aporte financeiro da Fecomércio MS. O maior aquário de água doce do mundo abriga 453 espécies e tornou-se um dos principais cartões-postais do Estado.
Para Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS, o selo fortalece a credibilidade do turismo sul-mato-grossense: “Temos riquezas naturais incalculáveis, mas para transformar esse potencial em prosperidade duradoura, precisamos de excelência e compromisso com a sustentabilidade. A competitividade do nosso Estado depende da qualidade e da confiança que entregamos ao visitante, e as certificações são o caminho mais seguro para isso”, afirma.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, celebra o reconhecimento: “Esse selo confirma a seriedade do Programa de Gestão ESG do Bioparque Pantanal e reforça que estamos no caminho certo ao integrar ciência, educação ambiental, conservação, inclusão social, cultura, lazer, bem-estar animal e sustentabilidade. É um orgulho contribuir para que o Estado se consolide como referência internacional.”
O evento será encerrado com palestra de Thiago Akira, especialista em marketing turístico, que abordará a sustentabilidade como diferencial competitivo para os negócios.
A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/Lq8VjHCDg1.
Veja Também
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento
Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS