Geral

Bataguassu recebe o projeto Aviva Cultura nos dias 7 e 8 de novembro

Evento reúne uma série de artistas do município para apresentações gratuitas de dança, música e teatro

|
Redação
Evento é referência em São Paulo (Divulgação/Aviva Cultura)

A cidade de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul,  recebe nos dias 8 e 9 de novembro, na Praça do Peixe, o Aviva Cultura, um evento que é referência no Estado de São Paulo. Com uma programação extensa, que valoriza a cultura local, o projeto oferece gratuitamente espetáculos de música, teatro, dança e aulas de breaking. Desde o seu lançamento, o "Aviva Cultura" percorreu mais de 10 cidades em todo o Estado de São Paulo, beneficiando mais de 20 mil pessoas e expandindo seus horizontes para abraçar diversos cantos do país. Como plataforma para uma ampla gama de expressões artísticas, tanto individuais quanto coletivas, o evento tem se destacado por sua missão de democratizar o acesso à cultura, propagando valores e conhecimento por onde quer que passe.

Confira os destaques da edição em Bataguassu.

 

Dia 07/11

“Oficina de Breaking” com Nelson de Oliveira Lima - A oficina é uma atividade interativa que ensina aos participantes os fundamentos dessa energética de dança. E em 2024 o breaking será uma das atrações dos jogos olímpicos da França. Na programação, introdução ao breaking, aquecimento, toprocks, footwork, freezes e power moves. Única atividade fora da Praça do Peixe, Escola Municipal Marechal Rondon – Rua Zulmira dos Anjos Costa: 10h30 e 15h30.

Espetáculo “Ladrão da Alegria” com Marcelo André Batista - A montagem teatral “Ladrão da Alegria” é muito divertida e educativa. A história se desenvolve a partir de algumas brincadeiras do elenco que são interrompidas por conta de um ladrão. 19h00.

Moda raiz com Genivaldo dos Santos - Com voz harmoniosa e instrumentos tradicionais, o artista convida Cícero Mendes para celebrar as tradições do sertanejo e da música caipira, contando histórias de amor, saudade e vida no campo. 21h00

 

 

Dia 08/11

Ballet clássico de Lidiane Morais Arakaki - O espetáculo foi criado a partir da pesquisa da Gameleira, uma árvore específica que quando nasce em cima de outra árvore, mata a mesma. A apresentação também contará com coreografias autorais, que vão desde o contemporâneo até elementos de danças tradicionais e urbanas. 16h00.

Espetáculo “Bonecos” com Nelson de Oliveira Lima - A coreografia “Bonecos” é uma exploração criativa da intersecção entre dois estilos icônicos da cultura Hip Hop Dance. O objetivo principal é criar uma apresentação que vai além das performances tradicionais desses estilos individuais. 18h30.

Dança solo com Irineu de Castro - “Das coisas não ditas” é o espetáculo do bailarino Irineu de Castro. O tema é um atravessamento dos momentos em que viveu entre as danças urbanas, a dança contemporânea e o teatro. O artista se revisita trazendo o que tem de si mesmo, do que lhe é mais seguro ao que lhe é mais desafiador e desconhecido propor ou dizer. 20h30.

O 1º Aviva Cultura de Bataguassu é coordenado pela Acriart (Associação Cristã de Artistas), uma instituição que reúne mais de 80 colaboradores, incluindo artistas, gestores e educadores comprometidos com a promoção das artes. A instituição também é responsável pela coordenação da Orquestra Jovem, um programa de educação musical gratuito destinado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Além disso, o Centro de Empreendedorismo de Arte e Cultura é outra iniciativa do grupo que oferece suporte a talentos artísticos em busca de padrões de gerenciamento eficazes para suas atividades.

O Aviva cultura de Bataguassu é uma realização do Ministério da Cultura e tem patrocínio da Regional Telhas. Para mais informações e atualizações sobre a programação, visite o site oficial www.acriart.org.br

Serviços - 1° AVIVA Cultura de Bataguassu

Quando: 7 e 8 de Novembro

Local: Praça do Peixe

Endereço: Rua Ponta Porã, 481-595 – Bataguassu, MS

Classificação indicativa: Livre

(Informações da assessoria de imprensa do Aviva Cultura)

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande