Base Móvel da Guarda Civil ficará na região do Guanandi por sete dias
Ao todo, quatro viaturas de quatro rodas e seis motos farão o reforço no local
A Operação Guarda em Ação chega em sua sétima semana de atendimento, desta vez, no Bairro Guanandi, Região Urbana do Anhanduizinho, em Campo Grande. A Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) ficará instalada por sete dias na praça do Bairro, localizada na Rua Barra Mansa. A ação teve início nesta terça-feira (19).
“Os serviços que serão executados aqui durante essa semana são averiguações, ações preventivas, mas repressivas também no combate ao furto de fios e outras situações de violência. Temos aqui uma população estimada em mais de 10 mil habitantes que terá uma maior sensação de segurança com a ação da Guarda aqui no bairro”, disse a prefeita Adriane Lopes.
A Praça do Bairro Guanandi fica localizada na principal rua do bairro. Ela já foi palco de vários eventos musicais e esportivos que abrangeram também regiões vizinhas. A área conta com um espaço amplo com quadras para a prática de voleibol, futsal e futebol, assim como para práticas de caminhadas para a comunidade local.
Em seu entorno é possível encontrar, bares, lanchonetes, açougue e salões de beleza, que proporcionam à população local uma variedade de serviços. Aos domingos, em frente da mesma, encontra-se uma das mais antigas e tradicionais feiras de Campo Grande, a Feira do Guanandi.
“Estamos atendendo pela quarta semana consecutiva essa região de Campo Grande, por ser a mais populosa e extensa da cidade, e estamos dividindo em vários pontos: na semana passada estávamos no Jardim Botafogo e anteriormente, passamos pelo Los Angeles e na semana antecedente, no Bairro Alves Pereira. Estamos aqui para atender uma demanda de urgência dos moradores, principalmente relacionadas ao movimento da praça, que atrai um grande público”, apontou Anderson Gonzaga, Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social (Sesdes).
Além de dar suporte ao trabalho já realizado pela Guarda Civil Metropolitana, a Base Móvel abriga equipes responsáveis pela atuação em rondas preventivas, atendimentos, serviços de apoio como Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental, orientação à população com as demandas trazidas por ela, bem como o recebimento de denúncias via 153.
Sobre a Operação - A Base irá funcionar das 7h às 22h com rondas. Além disso, conta com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.
Ao todo, 4 viaturas de 4 rodas e 6 motos farão o reforço no local. Também estarão presente a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) para trabalhos na segurança da região.
A Base Móvel integra o Programa “Guarda em Ação” e se movimenta semanalmente, permanecendo em um ponto de uma das sete regiões da cidade, depois é direcionada para outro local. O Programa teve início no dia 5 de fevereiro, na Região Lagoa, no Bairro Caiobá e já percorreu diversos bairros da cidade e região do Centro. O objetivo é abranger todas as sete regiões de Campo Grande.
Essa abordagem itinerante visa assegurar que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços de segurança pública, independentemente de sua localização geográfica. A Base Móvel da GCM conta com uma estrutura completa, incluindo um ônibus equipado que oferece condições adequadas para que os guardas possam desempenhar suas funções com eficiência.
Veja Também
Doações de leite materno caem e hospital busca novas doadoras
Detran vai atender quase 3 mil exames práticos neste fim de ano
Projeto cria lei para proteger crianças de publicidade em ambiente digital
Energisa alerta para a segurança da rede elétrica durante queima de fogos de artifício