Aumento nas contas de energia será levado à Aneel
Após mobilização popular contra o aumento expressivo nos valores cobrados na conta de energia elétrica do mês de janeiro, o Procon Estadual e outros órgãos de defesa do consumidor anunciou cinco medidas que serão tomadas diante das reclamações. A primeira delas é que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será comunicada sobre o ocorrido.
Além de notificar a Aneel por meio de ofício para que possa se fazer presente na resolução do problema, haverá ainda a solicitação de que a Energisa disponibilize alguma ferramenta que alerte ao consumidor quando ele estiver gastando maior quantidade de energia elétrica do que o esperado para o período. O Inmetro também se posicionou e irá oferecer a endereços selecionados, entre os que fizeram reclamações, para aferir e entender se o relógio medidor está fazendo a medição corretamente.
As reclamações quanto ao aumento na fatura podem e devem continuar sendo registradas por consumidores que se sentirem lesados diante deste acréscimo. Clientes que concordam com o valor da conta poderão parcelar o débito de janeiro em até quatro vezes. A Energisa também será solicitada para que trabalhe a conscientização energética na população em algum período do ano, tornando setembro o mês da consciência sobre o consumo de energia.
A Energisa reconheceu o aumento exorbitante nos valores das faturas e alegou que isto é consequência de um mês de férias muito quente e movimentado, onde tem muita gente com calor dentro de casa, o que força a maior utilização de aparelhos de refrigeração.
Órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público do Estado, OAB e a Delegacia do Consumidor devem continuar acompanhando este caso de perto em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
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