Diário Digital
 
Geral

Audiência pública discute chamamento público para funcionamento de novos cursos de Medicina

O ministro Gilmar Mendes admitiu representantes das áreas de educação, saúde e poder público

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (17), a partir das 9h30, audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. O evento, convocado pelo ministro Gilmar Mendes, contará com a participação de representantes de entidades da sociedade civil nas áreas de educação e saúde, universidades, autoridades do Poder Executivo, parlamentares, ex-ministros, secretarias de Saúde, municípios e estudantes de Medicina.

O tema é objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187, relatadas pelo ministro. Na ADC 81, a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) defende a exigência, enquanto o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) sustenta que a medida favorece grandes grupos e viola a autonomia universitária, entre outros princípios.

O chamamento público é um procedimento feito pela administração pública para selecionar parcerias para executar atividades ou projetos que tenham interesse público. No caso dos cursos de Medicina, ele está previsto no Programa Mais Médicos (Lei 12.871/2013, artigo 3º), sob a responsabilidade do Ministério da Educação. A audiência ocorrerá das 9h30 às 12h30 e das 14h às 20h, na Sala de Sessões da Primeira Turma, com transmissão pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.

Veja Também

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

Projeto aposta em inovação para fortalecer bioeconomia amazônica

Escola Florestal forma nova turma de operadores de máquinas agrícolas

AddThis Website Tools