Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado
Iniciativa visa proteger comunidades próximas de unidades agroindustriais da companhia em Costa Rica, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante


A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, aderiu à campanha #ZeroIncêndios, promovida pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) para a safra 2024/2025. A iniciativa, com o lema "O fogo mata", visa educar e capacitar a população sobre a prevenção e combate a incêndios, principalmente em áreas rurais. A campanha tem apoio de entidades do setor, do Corpo de Bombeiros e da polícia ambiental.
A escassez de chuvas e o clima seco do inverno elevam o risco de queimadas. Dados do MapBiomas Fogo revelam que, anualmente, 18,3 milhões de hectares são afetados por incêndios no Brasil, com setembro sendo o mês mais crítico. A campanha foca na conscientização e envolve ações educativas, treinamentos e divulgação de informações em diversas regiões onde a Atvos opera.
Entre as atividades promovidas pela empresa estão visitas das brigadas de incêndio a escolas públicas, minitreinamentos e blitzes educativas. A empresa também capacita mais de 4,3 mil colaboradores em suas unidades no Mato Grosso do Sul, distribuindo materiais com orientações sobre prevenção de incêndios e cuidados básicos.
Além da prevenção, a Atvos conta com uma infraestrutura robusta para combater incêndios, incluindo uma frota equipada com tecnologia de ponta, profissionais treinados e dispositivos avançados, como o canhão d'água automatizado. A empresa também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME), uma rede que une empresas e comunidades para atendimento emergencial.
A campanha #ZeroIncêndios busca destacar a importância das práticas sustentáveis e o compromisso do setor com as questões ESG (Ambiental, Social e de Governança), enfatizando que incêndios são crimes que impactam a biodiversidade e a saúde pública. A iniciativa será amplamente divulgada até o final do ano, com o apoio de parceiros regionais e inserções em rádios locais para estimular atitudes de prevenção.
Veja Também
Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
Defesa Civil recebe doação de coletes de instituto social
Em parceria com Pátio Central, Abril Laranja terá serviços gratuitos
