Atualização do app gov.br amplia acessibilidade a pessoas com deficiência
Nova versão traz recursos inclusivos e melhorias de navegação para todos os usuários

O aplicativo gov.br recebeu uma nova atualização com foco em facilitar o uso por pessoas com deficiência (PCD) que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A versão mais recente ficou mais intuitiva e passou a contar com recursos de leitores de tela, auxiliando pessoas com limitação visual no acesso e navegação pela plataforma.
“Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem seus dados de contato de forma simplificada”, explicou a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a atualização anunciada na terça-feira (11), também aumenta o número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito.
Além dos avanços voltados às PCDs, o ministério destacou que o app recebeu melhorias gerais. Entre elas, estão a realocação de informações para áreas mais intuitivas como a transferência da seção de “dispositivos autorizados” para a área de privacidade e a inclusão de novas funcionalidades, como alteração de senha e métodos de acesso, antes disponíveis apenas na versão web.
Serviços disponíveis
Com mais de 170 milhões de usuários, o gov.br oferece acesso a mais de 4,6 mil serviços digitais federais e a 8,7 mil serviços estaduais e municipais.
Os serviços mais utilizados incluem:
-Meu INSS,
-Meu SUS Digital;
-Enem;
-Fies;
-Carteira de Trabalho Digital;
-Carteira Digital de Trânsito.
Segundo o ministério, muitos desses serviços exigem conta Prata ou Ouro.
A conta Prata pode ser obtida pelo reconhecimento facial (comparando a foto da CNH) ou pela validação de dados em um dos 17 bancos credenciados.
Já a conta Ouro garante acesso total a serviços públicos digitais, com nível máximo de segurança. Para alcançá-la, o usuário deve realizar reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, ler o QR Code da CIN, ou utilizar uma certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
Veja Também
Governo de MS entrega 115 títulos de regularização fundiária a famílias de Jardim
IFMS divulga resultado preliminar da seleção para cursos técnicos integrados
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento