Atendimento em Saúde na Capital Totem de Autoatendimento Inteligente
Totem foi projetado para garantir a identificação precisa dos pacientes
Em fase de testes na Unidade de Saúde da Família (USF) 26 de Agosto, em Campo Grande, um novo totem de autoatendimento com inteligência artificial está transformando a experiência dos pacientes e aumentando a eficiência dos serviços de saúde. Com funcionalidades que incluem identificação do usuário, escolha de serviços e integração ao Prontuário Eletrônico do Cidadão, a inovação promete modernizar o acesso ao atendimento médico, trazendo mais praticidade e confiança para a população.
O totem foi projetado para garantir a identificação precisa dos pacientes. Ao chegar à USF (Unidade de Saúde da Família), o usuário confirma sua identidade, e acessa um menu para escolher o tipo de atendimento desejado, seja consulta, aplicação de vacinas ou retirada de medicamentos.
Para melhorar a comunicação, um telão na recepção exibe as chamadas dos pacientes, substituindo as chamadas manuais e agilizando o atendimento. Após o procedimento, o profissional registra cada etapa no sistema, mantendo um histórico seguro e completo. Esse processo integrado moderniza a experiência dos pacientes e facilita o trabalho da equipe médica, assegurando precisão e eficiência.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto positivo que a tecnologia pode trazer para o atendimento à população, enfatizando os benefícios que essa inovação oferece aos usuários dos serviços de saúde em Campo Grande.
“Trazer tecnologia para o atendimento ao público significa, inclusive, facilitar a vida das pessoas. Com esse totem de autoatendimento, estamos tornando o processo mais rápido e seguro, sem complicação para quem precisa. É uma inovação que chega para melhorar o dia a dia dos nossos moradores, oferecendo mais praticidade e confiança no acesso aos serviços de saúde”, disse.
O totem também integra o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), permitindo que os pacientes acessem seu prontuário do Ministério da Saúde, ao fazer login no equipamento. A Agência Municipal de Tecnologia (Agetec) implementou essa solução, conforme a nova Lei de Licitações, que exige a análise de soluções tecnológicas, sem custos adicionais para o município.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a celeridade no atendimento na unidade de saúde com a ferramenta. “A instalação deste totem mostra a facilidade de trazer mais celeridade no atendimento. Você digita o seu CPF, seleciona o serviço e já é direcionado para o atendimento. E o resultado disto tudo é que o tempo de espera foi reduzido. Hoje, a inclusão digital está presente em tudo, é no supermercado, nos pagamentos eletrônicos e porque não poderia ser diferente no serviço de saúde? Então, é uma inovação que a Prefeitura está proporcionando a toda a população”.
Além dessa inovação, a unidade que fica no Bairro São Francisco, conta com 16 câmeras estrategicamente distribuídas para monitorar o fluxo de pacientes e identificar áreas de melhoria no atendimento. Essas câmeras ajudam a equipe a entender melhor os padrões de movimentação e a ajustar processos para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.
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