Geral

Atendimento em Saúde na Capital Totem de Autoatendimento Inteligente

Totem foi projetado para garantir a identificação precisa dos pacientes

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Em fase de testes na Unidade de Saúde da Família (USF) 26 de Agosto, em Campo Grande, um novo totem de autoatendimento com inteligência artificial está transformando a experiência dos pacientes e aumentando a eficiência dos serviços de saúde. Com funcionalidades que incluem identificação do usuário, escolha de serviços e integração ao Prontuário Eletrônico do Cidadão, a inovação promete modernizar o acesso ao atendimento médico, trazendo mais praticidade e confiança para a população.

O totem foi projetado para garantir a identificação precisa dos pacientes. Ao chegar à USF (Unidade de Saúde da Família), o usuário confirma sua identidade, e acessa um menu para escolher o tipo de atendimento desejado, seja consulta, aplicação de vacinas ou retirada de medicamentos.

Para melhorar a comunicação, um telão na recepção exibe as chamadas dos pacientes, substituindo as chamadas manuais e agilizando o atendimento. Após o procedimento, o profissional registra cada etapa no sistema, mantendo um histórico seguro e completo. Esse processo integrado moderniza a experiência dos pacientes e facilita o trabalho da equipe médica, assegurando precisão e eficiência.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto positivo que a tecnologia pode trazer para o atendimento à população, enfatizando os benefícios que essa inovação oferece aos usuários dos serviços de saúde em Campo Grande.

“Trazer tecnologia para o atendimento ao público significa, inclusive, facilitar a vida das pessoas. Com esse totem de autoatendimento, estamos tornando o processo mais rápido e seguro, sem complicação para quem precisa. É uma inovação que chega para melhorar o dia a dia dos nossos moradores, oferecendo mais praticidade e confiança no acesso aos serviços de saúde”, disse.

O totem também integra o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), permitindo que os pacientes acessem seu prontuário do Ministério da Saúde, ao fazer login no equipamento. A Agência Municipal de Tecnologia (Agetec) implementou essa solução, conforme a nova Lei de Licitações, que exige a análise de soluções tecnológicas, sem custos adicionais para o município.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a celeridade no atendimento na unidade de saúde com a ferramenta. “A instalação deste totem mostra a facilidade de trazer mais celeridade no atendimento. Você digita o seu CPF, seleciona o serviço e já é direcionado para o atendimento. E o resultado disto tudo é que o tempo de espera foi reduzido. Hoje, a inclusão digital está presente em tudo, é no supermercado, nos pagamentos eletrônicos e porque não poderia ser diferente no serviço de saúde? Então, é uma inovação que a Prefeitura está proporcionando a toda a população”.

Além dessa inovação, a unidade que fica no Bairro São Francisco, conta com 16 câmeras estrategicamente distribuídas para monitorar o fluxo de pacientes e identificar áreas de melhoria no atendimento. Essas câmeras ajudam a equipe a entender melhor os padrões de movimentação e a ajustar processos para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.

 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116