Assentamento Itamarati recebe curso de construção de biodigestores

Está sendo realizado no Assentamento Itamarati o curso de extensão para a construção de dois biodigestores em duas propriedades de agricultores familiares. Trata-se de um modelo de biodigestor de baixo custo, com viabilidade em sua construção e operacionalização, trazendo retornos econômicos, sociais e ambientais.
O biodigestor é uma tecnologia muito eficiente para produtores que disponham de substrato principalmente de fezes de bovino e suínos. O processo transforma esses substratos em biogás e biofertilizante, com implicações viáveis em relação ao destino correto desses materiais, contribuindo na proteção ao meio ambiente e como fonte alternativa de produção de energia.
O curso contempla agricultores familiares de todo o Mato Grosso do Sul que se encontram em fase de transição ou mesmo estão envolvidos diretamente nas produções orgânicas, como alternativa de melhorar a própria alimentação e o excedente comercializado, como mais uma fonte de renda.
O curso é coordenado pelo professor Euclides Reuter de Oliveira, com apoio da PROEX/UFGD em conjunto com a Prefeitura de Ponta Porã/MS, por meio do Projeto de Extensão Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati.
A ação é originada do Núcleo de Construção Participativa do Conhecimento em Agroecologia e Produção Orgânica; do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul da UFGD.
Veja Também
Hortaliças cultivadas por acadêmicos de agronomia serão doadas ao asilo
Governo de MS discute parcerias com grandes conglomerados japoneses
Grupo Pereira cria Universidade Corporativa para equipe e familiares
Campanha defende transporte legalizado e combate à clandestinidade
