Assentado é multado por invasão e desmatamento ilegal

Um assentado rural, proprietário de um lote no assentamento Piúva, no município de Dois Irmãos do Buriti, invadiu a área de reserva legal do assentamento, definida pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA) como os 20% de vegetação obrigatoriamente protegida por lei coletivamente para servir a todos os lotes dos assentados.
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental esteve no local confirmou a denúncia. Foi verificado que o proprietário de um lote invadiu a área protegida e desmatou 1,5 hectares na área protegida, medidos com uso de GPS pelos Policiais, sem a licença autorizativa do órgão ambiental. A retirada da vegetação foi realizada para a plantação de lavoura e assentado também construiu um barraco com 134 m² para moradia.
As atividades foram paralisadas e o infrator responderá por crime ambiental de degradar área protegida, com pena de um a três anos de detenção. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00, além de ter sido notificado a se retirar da área de reserva.
Veja Também
Conferência sobre direitos dos LGBTQIAPN+ abre inscrições em Corumbá
Campo Grande ganha destaque nacional com nova classificação turística
Sub-registro de nascimento cai para 1,05% em 2023, o menor desde 2015
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
