Diário Digital
 
Geral

Assentado é multado em R$ 6,5 mil por exploração de madeira em área protegida

Madeira era retirada e armazenada de forma ilegal em área protegida

|
Redação
AddThis Website Tools
Foto: Divulgação/PMA

Depois de fazer uma apreensão de madeira ilegal no assentamento Indaiá III, no município de Aquidauana, policiais militares ambientais receberam denúncias de que mais pessoas estariam explorando e armazenando madeira ilegalmente no mesmo assentamento. Uma equipe foi ao local e confirmou a denúncia.

Os policiais apreenderam 5 m³ de madeira da espécie aroeira, em formato de palanques para cerca que estavam armazenados no lote de um infrator sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF é o documento do órgão ambiental para se ter em depósito, beneficiar ou transportar qualquer produto florestal.

O homem de 63 anos não informou de onde a madeira fora explorada, porém, o comum tem sido a retirada de madeira das Reservas Legais coletivas dos assentamentos, ou do próprio lote. Neste caso os Policiais encontraram marcas da exploração, bem como a exploração da área protegida de Reserva Legal do lote com criação de gado. Inclusive, havia um tanque escavado com água para os animais dentro da reserva.

O assentado,  residente Aquidauana, foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.500,00. Ele também responderá por crime ambiental de exploração de área protegida por Lei, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Veja Também

Troca de experiências e aprendizados no 3º. Festival Bonito CineSur

Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados

Família sai ilesa após capotamento de veículo em rodovia

TJMS agiliza medidas protetivas no plantão judiciário

AddThis Website Tools