Assembleia poderá ter comissão de defesa das pessoas com deficiência
Projeto de Resolução objetiva enfrentar a violação de direitos das pessoas com deficiência

A promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência podem ser intensificadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) com a criação de mais uma comissão permanente. A mudança está prevista no Projeto de Resolução 145/2025, que altera o Regimento Interno do Parlamento (Resolução 65/2008) para acrescentar, na relação de comissões permanentes, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De autoria do deputado Neno Razuk (PL), a proposta objetiva enfrentar a violação de direitos das pessoas com deficiência e garantir o cumprimento de normativas que os defendem. O projeto é “de extrema importância para assegurar o cumprimento da legislação existente, combater a discriminação, promover a inclusão social e monitorar a efetivação dos direitos”, afirma o parlamentar na justificativa da proposição.
Caso seja aprovada a proposta, o número de comissões permanentes na ALEMS aumentará de dezoito para dezenove. Depois de publicado no Diário Oficial do Parlamento, o projeto ficará em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, caso o parecer seja favorável, será analisado por uma Comissão Mista e votada, em duas discussões, no plenário.
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com deficiência representam 6,5% da população de Mato Grosso do Sul. Já as pessoas diagnosticadas com autismo equivalem a 1,1% dos habitantes do estado.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX