Diário Digital
 
Geral

Assassino confesso responderá processo preso

|
Redação
AddThis Website Tools

Esta segunda-feira (11) foi dia de intenso luto para a cidade Pantaneira de Corumbá, a 429 quilômetros da Capital. Depois da morte cruel de uma professora do Município, homens e mulheres foram às ruas para protestar e pedir por rigor ao Poder Judiciário em relação à procura e condenação de autores de crimes de feminicídio e violência doméstica. Edevaldo Costa Leite, assassino confesso da vítima, passou por audiência de custódia, teve a prisão mantida pelo juiz e já se encontra no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá.

A Secretaria Especial de Direitos Humanos e servidores da educação da cidade de Corumbá organizaram manifestações que aconteceram no início da manhã desta segunda. Os grupos iniciaram a caminhada em pontos diferentes da cidade e se encontraram no Cemitério Santa Cruz, de lá seguiram para a Delegacia de Polícia Civil e depois para o Fórum de Corumbá, onde o assassino de 31 anos passava por audiência de custódia.

Em nota divulgada no site oficial do Município, o prefeito da cidade, Marcelo Iunes, lamentou a morte da Nádia Sol Neves, que completava 38 anos. Ele disse que “é inconcebível que alguém ceife os sonhos, as aspirações, a vida de quem luta para construir uma vida melhor”, e também se prontificou a tomar atitudes que mudem este cenário “podemos e vamos trabalhar para que coisas assim deixem de acontecer, para que as mulheres sejam valorizadas e respeitadas” encerrou o prefeito.

Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) tiveram horário de aulas reduzido em todos os períodos por solidariedade à família da professora que lecionava aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, em sinal de luto colegas de trabalho da REME foram lecionar vestidos de preto. A Escola Estadual Doutor João Leite de Barros, onde Nádia também trabalhava como professora, ficou fechada durante toda esta segunda-feira.

No Município de Corumbá o corpo de Nádia foi velado por apenas algumas horas, mas ainda assim esteve lotado em todos os momentos. Na despedida a maioria dos presentes eram servidores da educação. O corpo de Nádia Sol, morta quando chegava de uma comemoração do próprio aniversário de 38 anos, foi levado para Campo Grande onde residem familiares e onde será sepultado.

Nádia Sol Neves, de 38 anos, deixou duas filhas de 9 e 15 anos de idade.

O crime

Nádia Sol Nunes completava 38 anos no último domingo (10) e por isso foi ao pagode comemorar a data na companhia de duas amigas e um rapaz. No local ela foi encontrada pelo ex-companheiro que insistiu em um diálogo que não aconteceu porque Nádia não quis.

Enfurecido, Edevaldo então teria seguido para a casa da vítima pela manhã. O carro de Nádia estava na residência, mas ela não. O assassino perguntou aos vizinhos sobre o paradeiro da professora e foi informado de que Nádia havia saído em outro carro junto com um rapaz.

Edevaldo ficou aguardando a chegada de Nádia em sua residência. Quando chegou, os dois acabaram discutindo foi quando ele pegou uma faca que estava no batente da janela e desferiu 36 golpes que atingiram costas, tórax, rosto e braços da professora. Testemunhas ainda disseram que viram o assassino arrastando Nádia para a rua pelos cabelos.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados. Edevaldo fugiu, mas logo se apresentou na Polícia Civil do Município. Nádia Sol foi encaminhada com urgência para o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Corumbá, mas não resistiu e faleceu.

Boatos de que o assassino seria liberado levaram um grupo de pessoas para frente da Delegacia onde ele estava preso. Edevaldo passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (11) de manhã e por decisão do juiz da Vara de Execuções Penais, André Luiz Monteiro, a prisão foi mantida. Sob forte esquema de segurança policial, Edevaldo saiu do Fórum dentro do camburão ouvindo gritos de justiça entoados por manifestantes que aguardavam a sua saída.

Edevaldo Costa Leite foi preso em flagrante por feminicídio e pode cumprir pena de 12 a 30 anos de prisão.

Veja Também

MPMS apura corte ilegal de árvores nativas em Bela Vista para uso em curral

Polícia Civil prende homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Mais generosos em 2025, os namorados vão gastar, em média, R$ 270 em presentes para a pessoa amada

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

AddThis Website Tools