Artistas de MS são selecionadas para o Projeto Arte da Palavra 2025
Gleycielli Nonato Guató, Anarandà e Tânia Souza representarão MS no circuito literário promovido pelo Sesc


Três artistas de Mato Grosso do Sul foram escolhidas para integrar o Projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, edição 2025. A iniciativa do Sesc visa promover a literatura brasileira em todo o país, e as representantes sul-mato-grossenses irão percorrer diversas unidades do Sesc, levando suas produções literárias e experiências a públicos de diferentes regiões.
O Projeto Arte da Palavra é um circuito literário que estimula a formação de leitores, a divulgação de novos autores e a valorização da literatura nacional. Com itinerâncias de escritores e apresentações que destacam a oralidade, o projeto contempla diversas formas de expressão literária e oferece um circuito focado na criação e reflexão literária. A seleção dos participantes é realizada por uma curadoria coletiva composta por especialistas do Sesc em todo o Brasil.
As Representantes de Mato Grosso do Sul
Gleycielli Nonato Guató, escritora e contadora de histórias indígenas do Povo Guató do Pantanal, é uma das selecionadas. Natural de Coxim (MS), Gleycielli é também atriz, radialista e professora de História da Arte. A autora já recebeu prêmios como o Mutu, Manoel de Barros e Mestre Agripino. Gleycielli publicou obras como Índia do Rio (2013), Vila Pequena – causos, contos e lorotas (2017), A Revolução de Catí Guató (2024) e Corixo dos Bichos (2024). “Estou muito ansiosa por essa experiência. Levar a oralidade do meu povo Guató para outros estados é de suma importância, será uma troca cultural e literária muito bonita”, declarou.
Anarandà, cantora, atriz, compositora autodidata e professora de guarani, também foi selecionada para o projeto. Natural da Aldeia Guapoy, Anarandà é da etnia Guarani Kaiowá e expressa sua arte principalmente na língua materna. “Me sinto muito honrada de representar meu povo e minha comunidade, levando minha língua e minhas composições. Será uma janela aberta não só para mim, mas para o meu povo”, afirmou a artista.
Por fim, Tânia Souza, natural de Bela Vista (MS) e residente em Campo Grande, é poeta, escritora e professora de Letras pela UFMS. Tânia é conhecida por suas obras de literatura para a infância e contos que transitam entre o insólito e o realismo fantástico. Ela expressou sua alegria e responsabilidade em integrar o projeto, ressaltando a importância de levar a literatura de Mato Grosso do Sul para diferentes lugares do Brasil. “É um sonho poder compartilhar a literatura feita por mulheres de Mato Grosso do Sul em um projeto como o Arte da Palavra. Estou imensamente feliz e grata”, disse.
Veja Também
Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS
Capital debate verticalização na área de amortecimento do Parque do Prosa
Funsat realiza triagem para cadastro reserva do Primt em Campo Grande
