Diário Digital
 
Geral

Artistas de MS são selecionadas para o Projeto Arte da Palavra 2025

Gleycielli Nonato Guató, Anarandà e Tânia Souza representarão MS no circuito literário promovido pelo Sesc

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Três artistas de Mato Grosso do Sul foram escolhidas para integrar o Projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, edição 2025. A iniciativa do Sesc visa promover a literatura brasileira em todo o país, e as representantes sul-mato-grossenses irão percorrer diversas unidades do Sesc, levando suas produções literárias e experiências a públicos de diferentes regiões.

O Projeto Arte da Palavra é um circuito literário que estimula a formação de leitores, a divulgação de novos autores e a valorização da literatura nacional. Com itinerâncias de escritores e apresentações que destacam a oralidade, o projeto contempla diversas formas de expressão literária e oferece um circuito focado na criação e reflexão literária. A seleção dos participantes é realizada por uma curadoria coletiva composta por especialistas do Sesc em todo o Brasil.

As Representantes de Mato Grosso do Sul

Gleycielli Nonato Guató, escritora e contadora de histórias indígenas do Povo Guató do Pantanal, é uma das selecionadas. Natural de Coxim (MS), Gleycielli é também atriz, radialista e professora de História da Arte. A autora já recebeu prêmios como o Mutu, Manoel de Barros e Mestre Agripino. Gleycielli publicou obras como Índia do Rio (2013), Vila Pequena – causos, contos e lorotas (2017), A Revolução de Catí Guató (2024) e Corixo dos Bichos (2024). “Estou muito ansiosa por essa experiência. Levar a oralidade do meu povo Guató para outros estados é de suma importância, será uma troca cultural e literária muito bonita”, declarou.

Anarandà, cantora, atriz, compositora autodidata e professora de guarani, também foi selecionada para o projeto. Natural da Aldeia Guapoy, Anarandà é da etnia Guarani Kaiowá e expressa sua arte principalmente na língua materna. “Me sinto muito honrada de representar meu povo e minha comunidade, levando minha língua e minhas composições. Será uma janela aberta não só para mim, mas para o meu povo”, afirmou a artista.

Por fim, Tânia Souza, natural de Bela Vista (MS) e residente em Campo Grande, é poeta, escritora e professora de Letras pela UFMS. Tânia é conhecida por suas obras de literatura para a infância e contos que transitam entre o insólito e o realismo fantástico. Ela expressou sua alegria e responsabilidade em integrar o projeto, ressaltando a importância de levar a literatura de Mato Grosso do Sul para diferentes lugares do Brasil. “É um sonho poder compartilhar a literatura feita por mulheres de Mato Grosso do Sul em um projeto como o Arte da Palavra. Estou imensamente feliz e grata”, disse.

Veja Também

Pátio tem plantão de vacinação neste sábado

Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas

Campanha para reforma de pronto socorro da Santa Casa arrecada R$ 426 mil

3ª Corrida dos Poderes: treinão reúne 1,8 mil pessoas em Corumbá

AddThis Website Tools