Diário Digital
 
Geral

Articulação Agro é Fogo promove debates sobre incêndios no Pantanal em Corumbá

Dia do Pantanal terá dois eventos para discutir sobre os impactos socioambientais no bioma

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Nos dias 12 e 13 de novembro, representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais e pesquisadores estarão em Mato Grosso do Sul para discutir e sensibilizar a sociedade sobre os incêndios criminosos no Pantanal, que sofreu grande destruição nos últimos anos, com quase 60% de sua área impactada pelo fogo. Organizado pela Articulação Agro é Fogo, o evento visa mobilizar o poder público e a sociedade civil para o enfrentamento desse problema, com destaque para o impacto na vida das comunidades locais e no ecossistema.

Programação

No dia 12, Dia do Pantanal, o Seminário “Ecoando as vozes do Pantanal na defesa dos territórios de vida e da sociobiodiversidade” ocorrerá no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Corumbá, das 8h às 17h. Já no dia 13, a Audiência Pública “O impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneiras” será realizada, de 8h às 12h, no mesmo local.

A iniciativa marca também o lançamento de uma campanha nacional de combate à devastação do bioma, que tem enfrentado um aumento drástico nos focos de incêndio. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que, em 2024, o Pantanal registrou um aumento de 716% nos focos de calor em relação ao ano anterior, o maior índice entre os biomas brasileiros.

Contexto e Impactos

A Articulação Agro é Fogo destaca que a agropecuária, a expansão territorial e a falta de políticas públicas eficazes agravam a situação dos incêndios. As queimadas afetam tanto o ecossistema quanto a segurança alimentar e a renda das comunidades tradicionais do Pantanal. Em Corumbá, maior município do bioma, 72% da área queimada foi atingida duas ou mais vezes este ano, com perda significativa de superfície de água e da biodiversidade local.

Serviço

Veja Também

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica

Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina

Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados

AddThis Website Tools