Geral

Arraial do Banho de São João consolida força popular em Corumbá

Festa gerou empregos diretos e indiretos e recebeu cerca de 10 mil turistas

|
Maria Pereira
(Foto: Clóvis Neto/PMC)

No domingo (23) aconteceu a principal noite do Arraial do Banho de São João 2024 - "A Fé do Nosso Povo é Patrimônio do Brasil", no Porto Geral de Corumbá. O evento consolidou a força popular da festa e comprovou que o povo festeiro são os principais responsáveis pelo espetáculo. O povo é quem mantêm viva a mais autêntica festa junina do Brasil.

Durante a apresentação, os cortejos com as passagens por baixo dos andores e reverências entre os festeiros no encontro na história ladeira, que leva o santo nas águas do Rio Paraguai encantaram quem estava no local.

Todos os participantes da festa, que desde 2021 é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tinham ali sua clara admiração.

O evento recebeu cerca de 35 mil pessoas, que celebraram a descida dos andores de mais de 100 famílias de festeiros. Foi o ápice dass comemorações ao santo e, ficou claro naquele momento que a tradição e a história do povo estavam preservadas e perpetuadas.

Já na segunda-feira (24), a meia noite, o céu anunciou a chegada do dia de São João Batista, que de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Neste mesmo momento, famílias inteiras de festeiros e devotos do santo mantinham o ritual de “lavar a alma” nas águas do principal rio do Pantanal.

A Festa gerou um aumento econômico significativo para Corumbá. Nos três dias do evento, que foi iniciado na sexta-feira, (21), o evento gerou em média 2 mil empregos, diretos e indiretos, e atraiu cerca de 10 mil turistas.

(Com informações da Prefeitura de Corumbá)

Veja Também

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio