Arquiteto lança 3ª edição de livro que reúne acervo histórico do Estado
Rubens Moraes da Costa Marques realizou pesquisas por quase 30 anos
O arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, professor e pesquisador, lança nesta terça-feira, 20 de agosto, em Campo Grande, a 3ª edição do livro Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense.
A publicação é um compilado de quase 30 anos de pesquisas e reúne mais de três mil imagens em 400 páginas, que apresentam aspectos históricos, culturais e arquitetônicos dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.
A terceira edição da obra teve apoio do Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS e traz registros sobre a arte vitral - comum em igrejas e santuários -, portais, arabescos, ferragens e revestimentos vindos de outros países para os prédios do Estado. A pesquisa é pioneira, tanto no conteúdo, quanto na forma de apresentação, e incentiva a valorização e preservação patrimonial.
Em vários prédios visitados, Rubens se deparou com depredação, alterações profundas no conjunto arquitetônico, principalmente os que estão sob responsabilidade do cidadão, sem o devido cuidado do poder público. “É urgente falarmos da necessidade de preservação do nosso patrimônio, que está se deteriorando e a nossa história, se perdendo”, destacou o pesquisador.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116