Diário Digital
 
Geral

Armazenamento inadequado de embalagens gera multa de R$ 50 mil

Produtos estavam a céu aberto, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana, segundo a PMA

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/PMA)

Um agropecuarista de 48 anos foi multado por armazenar de forma inadequada embalagens de agrotóxicos em uma propriedade no município de Rio Verde do MT (MS). A PMA localizou a infração quando realizava fiscalização em uma fazenda e se deparou com os produtos perigosos armazenados irregularmente a céu aberto, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana.

O armazenamento do produto perigoso do tipo herbicida, inseticida e acarecida de diversas marcas, ocorria numa área de pastagem próximo a um mangueiro para manejo do gado desativado, devido a implantação de agricultura  na referida fazenda. Não havia isolamento, nem contenção para possível vazamento dos produtos, expostos a chuvas e enxurradas. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra o infrator, residente em Rio Verde de MT/MS e arbitrou multa de R$ 50 mil e o notificou a dar a destinação adequada às embalagens vazias dos produtos perigosos em 15 dias.

(Foto: Divulgação/PMA)

O autuado, residente em Rio Verde de MT/MS também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.  Se condenada, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril