Área é desmatada ilegalmente e produtor rural é autuado em R$ 21 mil
Crime ambiental foi identificado por imagem de satélite em Batayporã


Depois de descobrir um desmatamento ilegal por imagem de satélite, policiais militares ambientais de Batayporã realizaram fiscalização ambiental em uma propriedade rural no município e autuaram hoje (26) o proprietário, por crime ambiental de desmatamento sem autorização ambiental em áreas protegidas.
O proprietário foi identificado e autuado porque realizou o desmate de 2,30 hectares, sendo 2 hectares em vegetação nativa do bioma de Mata Atlântica e 0,30 hectare, em área de reserva legal, ambas protegidas por Lei. O desmatamento sem autorização do órgão ambiental aconteceu há algum tempo e a PMA teve que utilizar sobreposição de imagens de satélites temporais para conseguir comparar e definir a área desmatada e a aferição foi feita com uso de GPS.
No local onde era a vegetação, a terra já estava gradeada para o plantio de lavoura. A madeira produto do desmate, parte já havia sido explorada e não se encontrava mais no local e outra parte se encontrava caída à margem de um capão e em pequenas leiras. As atividades foram interditadas na área irregular.
O infrator, de 78 anos, residente em Andirá (PR), foi autuado administrativamente e multado em R$ 21 mil. O proprietário também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser área protegida. Ele foi notificado a apresentar Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental, em prazo de 30 dias.
Veja Também
Campanha “Fogo Zero” chega à 13ª edição com o foco na prevenção
Homem morre prensado por caminhonete; suspeita é de homicídio
Cursinho popular recebe inscrições até 6 de Maio em programa do MEC
Fraude no INSS: Como saber se fui vítima? Confira as principais dúvidas
