Araras-azuis e araras-vermelhas disputam ninho artificial em MS; veja vídeo
Cena chama atenção pela beleza e comportamento das aves, e também evidencia o sucesso das ações de conservação

Segundo relato dos funcionários da fazenda, tal acontecimento não é comum, principalmente porque as araras azuis não são de brigas. Porém, a disputa registrada é um sinal positivo de acordo com a bióloga Neiva Guedes, diretora do Instituto Arara Azul e referência nacional no estudo da espécie:
“Vejo uma disputa bem acirrada entre as araras-azuis e as vermelhas por cavidade, neste caso, a caixa. Estamos para instalar 11 caixas novas na Estância Mimosa em breve. Isso será bacana porque vai diminuir essa disputa. Elas estão iniciando o período reprodutivo, e cada uma quer a sua casa — ‘minha casa, minha vida’”, comenta.
O episódio reforça o papel da Estância Mimosa como exemplo de ecoturismo aliado à conservação. O atrativo oferece trilhas em meio à mata e visitação a diversas cachoeiras, e se destaca por seu compromisso com o meio ambiente. Além de ser uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) , foi o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a certificação Climate Positive, concedida pela organização internacional Green Initiative, que reconhece empreendimentos capazes de capturar mais carbono do que emitem.
A equipe da Estância Mimosa e do Instituto Arara Azul seguem trabalhando juntos para ampliar as ações e promover um ambiente seguro para a fauna local. A previsão é que mais 11 ninhos sejam instalados em breve, contribuindo para o sucesso reprodutivo das aves e o equilíbrio do ecossistema.
Sobre a Estância Mimosa Ecoturismo - Localizada em Bonito (MS), a Estância Mimosa é um atrativo de ecoturismo com trilhas, cachoeiras e rica biodiversidade. A propriedade abriga uma RPPN e adota práticas de conservação ambiental reconhecidas nacional e internacionalmente.
Mais informações: www.estanciamimosa.eco.br
Veja Também
Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol
Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital
Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde
Campo Grande empossa 803 conselheiros locais e distritais de saúde