Aquidauana, Coxim, Naviraí e Três Lagoas recebem ‘Cassems Itinerante’

O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” leva atendimento especializado até quatro municípios nesta semana. Criado em 2013, o programa tem como objetivo principal amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde esses serviços não estão disponíveis, na Rede Própria ou Credenciada. A viabilização do programa aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas nestas localidades.
Nesta semana, os trabalhos começam na segunda-feira (17), em Aquidauana, com atendimento do reumatologista Solino Neto. Na quinta-feira (20), Coxim recebe atendimento com o dermatologista Guilherme Bittner. A endocrinologista Lara Cristina atende em Naviraí, na sexta-feira (21). Três Lagoas recebe atendimento com a psiquiatra Letícia Soares na sexta-feira (21) e no sábado (22).
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso das ações depende da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.
A beneficiária Orcilene Ajala foi atendida em Sidrolândia e ela conta que teve uma experiência positiva. “O atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.
Também atendida em Sidrolândia, Jessica Diolindo levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.
Veja Também
Ponta Porã receberá primeira sala de situação binacional do País
Prefeitura manda Consórcio retirar 98 ônibus velhos de circulação
Secretaria regulamenta prêmios para Servidor Destaque e boas práticas
Três Lagoas divulga resultado preliminar para premiação de agentes culturais
