Geral

Aprovado proposta que torna imprescritível reparação de dano ambiental

A decisão envolvia a reparação de madeireiros condenados por desmatamento ilegal para indenizar a comunidade indígena Ashaninka Kampa, no Acre.

|
Redação
O relator, deputado Marcelo Queiroz (Imagem: Divulgação)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou hoje (10), o projeto de lei 1680/21 do Deputado Capitão Alberto Neto, que torna imprescritível a indenização ou reparação de danos causados ao meio ambiente.

A decisão envolvia a reparação de madeireiros condenados por desmatamento ilegal para indenizar a comunidade indígena Ashaninka Kampa, no Acre.

O relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), recomendou aprovar a proposta. Ele elogiou o fato de ela expandir a proteção estabelecida pelo STF.  "O projeto acrescenta, aos direitos de atingidos por desastres ambientais, os danos individuais e individuais homogêneos, o que se coaduna perfeitamente com os novos tempos da sociedade de risco em que vivemos", afirmou.

Esse já é o entendimento atual da Justiça brasileira por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com repercussão geral, ou seja, aplicável por todos os juízes brasileiros.

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Veja Também

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio

Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO