Apiários crescem 41%
Mato Grosso do Sul tem uma vegetação nativa abundante e um flora rica que permite uma produção apícola eficiente. Dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas revelam que o setor produziu mais de mil toneladas, acumulando um crescimento de 41% em 6 anos.
Para o instrutor do Senar/MS, Gustavo Bijus, a tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias, com baixo custo e com um bom gerenciamento”. “O apicultor deve buscar novas técnicas e equipamentos que tornem a atividade mais tecnificada e com ganhos para todos”. Para o especialista, o consumo ainda é pequeno devido aos preços elevados do produto.
Segundo informações do IBGE, Três Lagoas com 160 toneladas de produção de mel é o maior produtor do estado, seguido de Brasilândia, com 120 toneladas e Chapadão do Sul, com 85 toneladas. Mato Grosso do Sul é o 11º maior produtor do País.
Sobre o potencial no estado, Bijus acrescenta ainda: “Temos, aqui, as floradas do Cerrado, do Pantanal, da Mata Atlântica, de lavouras como o girassol, a canola e o nabo forrageiro. O eucalipto na região leste também é uma grata surpresa na produção de mel no Estado”.
Veja Também
Nova lei amplia condição de segurado especial para cooperados rurais
Capital abrirá temporada 2025 de exposição nacional de videogames
Durante passeio de bicicleta, advogada cai e sofre TCE e amigos realizam rifa solidária