Geral

Antigo colégio no Centro abrigará alunos de escola pública em reforma

Escola Estadual Professora Ada Teixeira passará por obras e terá dois blocos demolidos

|
Redação
Prédio no Centro está sendo preparado para receber alunos (Foto: Luiz Alberto)

Alunos da Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, no Jardim Campo Belo, vão ter aulas em novo endereço neste ano: o antigo Colégio Latino Americano, no Centro de Campo Grande (MS). O estabelecimento público vai passar por reformas ao longo de 2023 e com isso a comunidade escolas está sendo remanejada.

Pais que se depararam com o aviso nesta semana questionam se haverá segurança e comodidade para os estudantes. Já a Secretaria Estadual de Educação (SED) afirma que não haverá quaisquer prejuízos aos alunos, uma vez que houve planejamento para tal acomodação temporária no Centro da Capital.

"(...) Estou decepcionada ter que deixar adolescentes ir sozinhos pro centro me deixou sem chão minha filha nunca andou sozinha", reclamou uma mãe na rede social da escola. O deslocamento, aliás, tem sido o principal motivo de dúvidas dos pais, ao que a escola responde que já tratou da questão.

O informativo de reforma da direção do estabelecimento de ensino explica que a obra na Ada Teixeira será geral e tem prazo inicial de 365 dias. O prédio estaria precário, com goteiras, rachaduras, piso irregular, fiação antiga, banheiro degradados, sem sistema de incêndio compatível com o tamanho do prédio e outros problemas, segundo o informe.

Sendo assim, a reforma é necessária também para a obtenção dos alvarás sanitário e do Corpo de Bombeiros -- sendo que a escola já foi notificada pela corporação. A situação é tão crítica que dois blocos inteiros deverão ser demolidos, conforme o informativo.

Escola estadual passará por reforma geral (Foto: Reprodução)

Locação - Para garantir o funcionamento da escola durante o período de reforma, a solução foi locar outro espaço. Por isso, os alunos serão abrigados no antigo Latino Americano – que também já serviu de abrigo para turmas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o IFMS.  Além do mais, segundo a SED, o prédio já abrigou aulas da rede pública estadual anteriormente.

O local foi escolhido por ter a infraestrutura necessária e por ficar situação em área bem irrigada pelo transporte público, segundo argumentos da secretaria. “Ressaltando ainda que o prédio provisório trata-se de um imóvel em plenas condições de receber os alunos e garantir a plena continuidade das aulas”, diz o informativo.

O Latino Americano está fechado e uma equipe de serviços já trabalha na parte interna do prédio, na preparação para receber a comunidade escolar da Ada Teixeira. As aulas começarão no dia 13 de Fevereiro.

Sobre o transporte, o documento relata que já foram realizadas tratativas com as empresas de ônibus para que todos alunos tenham acesso ao Passe do Estudante. "Existem linhas de ônibus que realizam o trajeto em menos de 40 minutos", explica.

(Foto: Luiz Alberto)

O governo do Estado já empenhou cerca de R$ 6,7 milhões para a obra que vai abranger todos os blocos, quadras e calçadas externas.

Em sua rede social, a escola informa que a direção está pronta a atender e tirar qualquer dúvida da comunidade. O assunto, inclusive, já foi tema de uma reunião com pais de alunos nesta quinta-feira, 12.

Latino Americano - O colégio particular era um dos mais tradicionais de Campo Grande. Frequentando pela elite, funcionou por mais de 30 anos. 

O estabelecimento encerrou as atividades em 2015. Na época, a diretoria alegou alta inadimplência, além do alto custo para manter o colégio.

O antigo Latino Americano fica na Rua Maracaju, nº 499, com a com a rua 13 de Maio, no Centro de Campo Grande.

Leia abaixo o comunicado da reforma na íntegra:

(Foto: Divulgação)


 

Veja Também

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio