Ano novo, vida nova, academias lotam e alunos estão em busca da qualidade de vida
Começo do ano nas academias é caracterizado por aqueles que buscam o “projeto verão”
Janeiro representa o início de um novo ciclo, marcado por diversas promessas, sendo uma delas a adoção de um estilo de vida mais fitness. Nesse período inicial do ano, é comum ver as academias lotadas, já que muitas pessoas compartilham o desejo de adotar hábitos mais saudáveis. O começo do ano nas academias é caracterizado por aqueles que buscam o “projeto verão” e, claro, por quem deseja adotar uma rotina de vida mais saudável.
Uma reportagem do Diário Digital visitou algumas academias na capital e encontrou alunos motivados já no primeiro horário.
Aparecida dos Santos Cavalheiros, de 68 anos, treina há mais de 20 anos e acredita que, após o período de festas, muitas pessoas se empenham em "corrigir" os excessos. Ela ressaltou que seu principal objetivo ao frequentar a academia é cuidar da saúde, o que impacta diretamente na sua qualidade de vida. Para ela, o treino se tornou uma terapia, proporcionando não só benefícios físicos, mas também a oportunidade de fazer novas amizades. "Treino por saúde, qualidade de vida, e para me relacionar com as pessoas. No fundo, isso aqui é como um tratamento psicológico, uma terapia. Para mim, é mais do que isso, é um remédio", afirmou Aparecida.
José Edmar Vieira Costa, de 66 anos, treina há 3 anos devido a um problema de saúde e não parou desde então. Ele prefere o horário matutino, pois o público é mais compatível com sua faixa etária. José Edmar tentou treinar à tarde, mas não se adaptou ao fluxo maior de pessoas mais jovens. "Venho por conta da saúde, moro aqui na região, passei por um erro médico e o melhor lugar foi aqui. Acho que o aumento de pessoas vem pela 'gurizada' que está de férias. Gosto de treinar de manhã, porque tem mais gente da minha idade", comentou.
Vladimir Molina Brito, de 47 anos, também observa que o período de férias é um dos principais fatores para o aumento de frequentadores nas academias em janeiro. Ele acredita que, entre março e abril, o fluxo tende a diminuir. Para Vladimir, o melhor horário para treinar é pela manhã, tanto pela idade do público quanto pela menor quantidade de pessoas. Ele compartilhou como a atividade física impactou positivamente sua saúde: "Acredito que a galera mais nova, devido à escola, vem à tarde ou no final da tarde. Eu procurei na atividade física um alívio para o estresse da rotina, e comecei a ter crises de ansiedade e insônia. Hoje, com certeza, a atividade física fez uma grande diferença na minha vida."
Jaques da Silva, proprietário de academias há mais de 15 anos, não tem dúvidas sobre o aumento de fluxo de clientes em janeiro, algo que acontece todos os anos. Ele já se prepara para atender à demanda de seu público. Com o aumento das matrículas, um dos maiores desafios é manter a frequência dos alunos ao longo do ano. Jaques destaca que o diferencial de sua academia está no atendimento aos clientes. "Eu me preparo bastante, acredito que o atendimento é fundamental. Muitas pessoas chegam sem conhecimento na área, e tentamos oferecer um atendimento diferenciado, diferente das grandes redes", explicou. Segundo Jaques, após o dia 20 de janeiro, o fluxo começa a diminuir. "Entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, posso relaxar a cabeça e deixar alguém responsável, pois é um período de muitas festas, eventos, formaturas e confraternizações", conclui Jaques.
Veja Também
Vigilância Sanitária apreende milhares de produtos irregulares na Capital
Verão exige atenção redobrada com os cuidados da pele e saúde dos pets
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola