Geral

Anhanduizinho recebe obras que transformam mobilidade e infraestrutura

Adriane Lopes fez as entregas durante evento realizado na Arena Tony Gol, na Praça do Bairro Alves Pereira, que foi inaugurada após a revitalização

|
Redação
(foto: prefeitura Municipal de Campo Grande)

A Prefeitura de Campo Grande levou, nesta sexta-feira (8), um conjunto de obras e investimentos que vão transformar a mobilidade, ampliar a infraestrutura e oferecer novos espaços de lazer para a região do Anhanduizinho. A prefeita Adriane Lopes fez as entregas durante evento realizado na Arena Tony Gol, na Praça do Bairro Alves Pereira, que foi inaugurada após a revitalização que mudou o cenário da região.

Essas entregas fazem parte da programação do calendário alusivo aos 126 anos de Campo Grande e inclui desde pavimentação e drenagem até a revitalização de uma série de áreas públicas.

Entre os destaques está o lançamento da obra de pavimentação e drenagem do Jardim Botafogo, que dará continuidade ao trabalho realizado na Rua dos Gonçalves. Em 2024, foi concluída a drenagem e pavimentação no trecho entre a Rua Ana Luísa de Souza e a Avenida Guaicurus. Agora, a nova etapa contempla as ruas Rio Oranges, Joana D’Arc, dos Gonçalves e Filinto Muller.

O projeto prevê pavimentação e drenagem no trecho que falta da Rua Joana D’Arc — entre o Cemitério Memorial Park e a Rua dos Gonçalves — o que ajudará a desafogar o trânsito da Rua Ana Luísa de Souza. A ligação da Avenida Guaicurus à Avenida Filinto Muller também reduzirá o fluxo na Rua da Divisão, enquanto as obras de drenagem vão contribuir para diminuir os alagamentos nessa via. O investimento é de aproximadamente R$ 10,5 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Na área de esporte e lazer, estão sendo entregues 27 praças na região, como as do Centenário, Iracy Coelho e Paulo Coelho Machado, que receberam iluminação pública, pista de caminhada, academia ao ar livre e, em alguns casos, quadra de areia.

A prefeita Adriane Lopes destaca a importância de ouvir a população e levar os serviços para os bairros.“Esta é uma gestão que escuta o povo, caminha pelos bairros e leva os serviços até a comunidade. Sabemos que ainda há muito a fazer, porque ouvimos todas as lideranças que trazem o recado da população, direto da comunidade e das ruas. Estamos nessa região executando obras de asfalto no Ramez Tebet e também lançando obras como a pavimentação do Jardim Botafogo, além de melhorias na assistência social e na educação”, afirmou.

Ela reforçou que as entregas serão concentradas durante todo o mandato. “Estamos realizando entregas já no primeiro ano de gestão. Em apenas sete meses, mais de R$ 250 milhões estão sendo nvestidos em Campo Grande para garantir mais qualidade de vida à nossa Capital.”

Entre os lançamentos na área da educação estão a construção da EMEI Jardim Nashville, da EMEI Jardim Colorado e da Escola de Tempo Integral no Jardim Paris, que juntas vão gerar mais de 1.200 novas vagas. Também foram lançadas as obras do Centro Comunitário Pela Vida (Convive) e do CAPS Infanto-Juvenil no Guanandi.

Na área da assistência social, a região já recebeu a reforma do CRAS Canguru, e em breve será entregue a reforma do CRAS Botafogo.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, destacou o empenho das secretarias para viabilizar os lançamentos e entregas.“É uma entrega para Campo Grande, um investimento no futuro da nossa gente. E é isso que queremos cada vez mais. Assim serão também os próximos anos, sempre em prol da nossa cidade.”

Uma das lideranças comunitárias da região, a Juraci do Jardim Macapá, comemorou a entrega da nova praça do bairro. “Em nome do Jardim Macapá, quero agradecer o olhar por nossa comunidade. Nós cuidamos desse bem: nossa praça é um modelo da região, sempre limpa, fruto do nosso esforço. Corremos atrás, orientamos as crianças para cuidarem do espaço e, às vezes, até enfrentamos resistência — mas não desistimos.”

O líder comunitário do Alves Pereira, Tony Gol — responsável pela criação da arena que leva seu nome — ressaltou que o espaço se tornou referência até para cidades do interior, por conta dos campeonatos de futebol amador que reúnem times da Capital e de municípios como Bela Vista, Jardim, Guia Lopes e Miranda. A Arena recebeu melhorias da Prefeitura e hoje conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra de areia, iluminação e arquibancada.

“Tem gente de outras cidades vindo conhecê-la para usar como modelo. Antes, aqui era ponto de tráfico, tanto na esquina de cima quanto na de baixo. Não foi fácil transformar essa realidade. Hoje, a Arena é conhecida como ‘a mais charmosa do MS’ e também como ‘arena da família’, por ser um espaço que reúne muitas famílias.”

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, destacou o impacto social dessas obras.“As praças e espaços como este aqui do Alves Pereira têm um significado enorme, porque resgatam a oportunidade e a capacidade de fortalecer o convívio familiar. É oferecer um local onde filhos, mães e avós possam estar juntos, integrados em um ambiente saudável.”

Veja Também

Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026

Prefeitura estreia campanha de Natal com mascote em IA

Prefeitura vai recapear mais de 50 km de ruas na cidade inteira em 2026

Agetran informa interdição temporária no centro durante operação Limpa Fios neste domingo