Alunos serão premiados por vídeos criativos sobre uso de água
Concurso para estudantes da prefeitura de Corumbá está com inscrições abertas
Alunos do ensino fundamental II do 7° Ano das escolas estaduais de Corumbá têm até esta quinta-feira, 16 de março, para participar do concurso que vai premiar o vídeo mais criativo e com ideias sustentáveis sobre o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.
A Campanha de Conscientização do Uso da Água nas Residências dos Alunos das Escolas Estaduais, com o tema: “Eu uso a água de maneira responsável”, é realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, em parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e Andorinha.
Entre os prêmios, estão: 01 bicicleta e 02 kits ecológicos. As turmas dos vencedores dos 3 primeiros lugares visitarão a Sanesul para conhecer as instalações e equipamentos que servem para fazer as análises da qualidade de água e monitoramento das estações de tratamento de esgoto dos municípios.
O objetivo do concurso é estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água e suas casas. O prazo para inscrições termina no dia 16 de março, onde uma comissão julgadora irá escolher os vencedores dos 3 primeiros lugares. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3907-5342 ou 3907-5385.
REGULAMENTO
"O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência."
SANTOS, Vanessa Sardinha, Brasil Escola.
1 – DO CONCURSO
A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal - FMAP realizará uma CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS.
Estudantes do ensino fundamental II do 7° ano das Escolas Estaduais de Corumbá/MS poderão participar do concurso que vai premiar o vídeo mais criativo de práticas sustentáveis em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, com o TEMA #EU USO A ÁGUA DE MANEIRA RESPONSÁVEL.
O concurso é promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental da FMAP, em parceria com a SANESUL - Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.
2 - DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO – DATA
- O material deverá ser enviado até o dia dezesseis de março de dois mil e vinte três (16/03/2023) até às
- No dia vinte de março de dois mil e vinte e três (20/03/2023) até às 13h30 será divulgado o vídeo dos vencedores na página do facebook da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal
- No dia vinte e dois de março (22/03/2023) os vencedores (1º, 2º e 3º lugares) visitarão as instalações da SANESUL onde será realizada a entrega das premiações.
- Os vencedores poderão convidar alguns alunos das suas turmas para a visita.
- Observação: o 1º lugar poderá levar 20 alunos, o 2º lugar: 15 alunos e o 3º lugar: 10 alunos (os alunos serão escolhidos por sorteio pela gestão escolar).
3 – DAS INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO - VIDEO
- O Concurso será aberto somente aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (7º ano) das Escolas Públicas Estaduais de Corumbá/Ms
- O vídeo deverá apresentar: práticas sustentáveis voltadas para o uso da água dentro do lar, como por exemplo: reutilização, reaproveitamento, entre outros.
- Cada vídeo deverá ser realizado por apenas um (01) aluno.
- A escola ficará responsável por pré-selecionar os vídeos realizados e enviados oficialmente até (02) vídeos por escola, com no máximo 01 minuto de duração.
- O vídeo deverá ser enviado impreterivelmente do E-MAIL OFICIAL DA ESCOLA para o seguinte e-mail: fundacaodemeioambientecorumba@gmail.com; Verificar e-mail de confirmação de recebimento, caso não receba entrar em contato pelo telefone (67) 3907-5342 ou (67) 3907-5385
- A escola deverá mencionar no corpo do e-mail:
- Nome da escola participante;
- Nome e contato do responsável docente;
- Nome e contato do aluno participante;
- Tema do vídeo a ser apresentado.
- A escola deverá enviar em anexo: A AUTORIZAÇÃO DE DIREITO DE USO DE IMAGEM ASSINADO PELOS RESPONSÁVEIS para o e-mail da FMAP.
- Ao filmar sua ideia cuide da nitidez da imagem, pois este item é um ponto que poderá desclassificar a escola participante;
- A criatividade, originalidade, aspectos linguísticos e harmonia serão pontos a serem somados em favor da escola participante pela comissão julgadora.
4 – DO ENVIO DOS VÍDEOS E COMISSÃO JULGADORA
- Os vídeos enviados pelas Escolas Públicas Estaduais serão analisados pela comissão julgadora; Nos casos dos vídeos que ultrapassarem o tempo estipulado de até 01 minuto e não respeitar o número exato de aluno, será automaticamente desclassificado
- Os itens a serem analisados pela comissão julgadora serão: criatividade, originalidade, aspectos linguísticos e harmonia.
- Após análise criteriosa e classificação (segundo o regulamento) dos vídeos, os 1º, 2º e 3º lugares serão publicados na página do facebook da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
5 - DA PREMIAÇÃO
- O prêmio para o aluno que conquistar o 1º lugar será UMA BICICLETA e para os 2º e 3º lugares será um KIT ECOLÓGICO.
- A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, em parceria com a Andorinha, disponibilizará um ônibus para a visita dos alunos até a Sanesul.
- Os vídeos premiados serão divulgados na página do facebook da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal no dia 20/03/2023
6 – DA COMISSÃO JULGADORA
- A comissão será formada por pessoas dos seguintes órgãos:
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
SANESUL – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul
FMAP – Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
- O resultado será anunciado e publicado na página do facebook da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (https://www.facebook.com/fundacaodemeioambientedopantanal/) e no site da Prefeitura Municipal de Corumbá/MS.
- Casos omissos neste regulamento serão analisados pela própria comissão.
Veja Também
Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024
Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose
Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos
Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos