Alunos realizam plantio de árvore em Campo Grande
Todas as mudas na frente de escola municipal foram plantadas por estudantes


Grande símbolo da natureza, o Dia da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21), e os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) desde pequenos, já sabem a importância de mantê-las vivas e cuidá-las com carinho e responsabilidade.
Para celebrar o dia, houve o plantio da muda Pau-Brasil, na Escola Municipal Arlindo Lima, com a presença de alunos do 1º ano, que têm entre 6 e 7 anos. A turma do vespertino apresentou uma canção sobre a importância da preservação da natureza.
Naruê Duarte Valiente, de 6 anos, já sabe quando uma árvore pode ser cortada. “A gente aprendeu que cortar a árvore só pode com autorização e se ela já estiver morrendo.”
A coordenadora do grupo 5 ao 2º ano, Veronice da Rocha, explica o que foi o trabalho em sala de aula com os alunos. “O Dia da Árvore está incluso no planejamento do professor, então eles aprendem sobre a importância do cultivo nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. É importante ensinarmos para eles desde pequenos, pois serão os adultos de amanhã”.
A aluna Maria Flor Schmidt, de 7 anos, diz que a árvore ajuda na respiração do ser humano. “Ela produz oxigênio e é fundamental para nossas vidas”.
Segundo o diretor da unidade escolar, Aristóbulo Castro Netto, todas as árvores na frente da escola foram plantadas por alunos. “Temos em média 12 árvores aqui plantadas pelas mãos deles. A gente escolhe alunos dos anos iniciais para fazer o plantio, para que quando eles deixarem a escola no 9º ano e migrarem para o Ensino Médio, eles possam ver o que fizeram de bom”.
Já Maria Yasmin, de 6 anos, conta o que aprendeu nas aulas. “As árvores produzem sombra, deixam o clima mais fresco e são lindas, não podemos deixar que elas morram”.
Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a ação é uma conscientização dos alunos para que eles possam saber sobre a importância do plantio e desenvolvimento das árvores. “Na grade curricular, temos implantado a parte teórica e prática sobre a necessidade do zelo, da conscientização, com o plantio, desenvolvimento, a própria parte de hortas nas escolas”.
A secretária da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Kátia Sarturi, explicou o motivo da muda que foi plantada na escola, ser o Pau-Brasil Brasil. “É uma árvore simbólica que empresta nome ao país. Pretendemos, pela simbologia, plantar uma árvore em cada escola municipal”, conclui.
Veja Também
Corumbá divulga cronograma de vacinação até 11 de Abril
Com praia interditada após ataques de peixes, Bonito diz ter gestão de segurança
Evento sobre mudanças na NR-1 chega a Dourados, Corumbá e Três Lagoas
#DDfaz14Anos: Livro de crônicas de Sylvia Cesco conta causos bem-humorados
